Final de semana continuará com calor intenso no Brasil Central e com previsão de nova frente no RS

Publicado em 11/09/2020 09:42 e atualizado em 11/09/2020 11:54
Mais uma vez chuvas ficam restritas ao RS, sem conseguir romper bloqueio de ar seco

LOGO nalogo

Após um dia de trégua nas chuvas, o avanço de uma nova frente vai devolver as condições de chuvas para o Rio Grande do Sul neste final de semana. As previsões indicam que mais uma vez o sistema não terá força para romper o bloqueio atmosférico e chegar para o Brasil Central, que continuará com tempo muito seco e temperaturas elevadas nos próximos dias. 

De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, a chegada do novo sistema pelo Sul do Brasil vai elevar as condições de pancadas de chuvas com raios já a partir desta sexta-feira (11). "Para Porto Alegre, para a região do planalto gaúcho, na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul catarinense a previsão é de um dia com sol e a chuva só deve vir à noite", afirma a publicação. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sinaliza que as maiores precipitações devem acontecer no extremo sul do RS nas próximas 24 horas, com acumulados entre 20 e 30 mm. No sábado, o sistema ganha intensidade e a chuva avança também para o centro do estado, onde as precipitações podem ficar entre 30 e 60 mm. A tendência é que a chuva persista no RS até, pelo menos, a próxima terça-feira, dia 15. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 1109
Fonte: Inmet 

Para as demais regiões do Brasil, os modelos não indicam mudanças nos padrões para os próximos dias. A massa de ar seco continua intensa, assim como as temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, sobretudo no Centro-Oeste do país. "Os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 37°C e 42°C", afirma a Climatempo. 

Ainda de acordo com a previsão, o calor deve ser extremo em São Paulo e já são esperadas temperaturas recordes durante o final de semana. "O calor de 40°C vai ser sentido em diversas cidades do interior paulista", comentou. Importante ressaltar que o Inmet mantém um alerta laranja para uma onda de calor que vai atingir todo o Sudeste nos próximos dias. 

As temperaturas continuarão elevadas em todo o estado do Paraná, com máximas previstas entre 32 e 36 graus para a maior parte do estado, sendo as maiores temperaturas esperadas para o norte do estado. Em Santa Catarina, os termômetros podem chegar a 36 graus no oeste do estado, nas demais áreas a tendência é de temperaturas entre 24 e 28 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

Temperaturas - Inmet - 1109
Fonte: Inmet 

Reginaldo Pavesi - Amanhecer em Faxinal/Paraná
Reginaldo Pavesi - Amanhecer em Faxinal/Paraná

Helio de Carli - Cel. Vivida-PR
Helio de Carli - Cel. Vivida-PR​

Reginaldo Pavesi - Amanhecer em Faxinal/Paraná
Reginaldo Pavesi - Amanhecer em Faxinal/Paraná​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário