Previsão: Semana será chuvosa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, mas frente ainda não consegue avançar para o PR
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será chuvosa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, uma frente fria aumenta as condições de chuvas para os dois estado, mas o sistema não consegue avançar para as demais áreas do país.
O modelo Cosmo do Inmet indica chuvas entre 20 e 60 milímetros para para o Centro-Leste do estado. A tendência é de chuva para as demais áreas do estado, mas com volumes mais baixos. O modelo indica ainda chuvas para o norte do Rio Grande do Sul. "As chuvas continuam em Santa Catarina até quinta-feira (10) e depois os volumes mais expressivos voltam a ser registrados no Rio Grande do Sul", comenta Heráclio.
De acordo com o Cosmo, entre quinta e sexta-feira o Rio Grande do Sul pode registrar chuvas de até 40 mm na parte leste do estado. Já no final de semana, um novo sistema deve entrar pelo sul do Rio Grande do Sul, com volumes entre 40 e 60 milímetros para a região. O modelo aponta ainda que o novo sistema também não deve ter força para avançar para as demais áreas do país.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Fonte: Inmet
Heráclio destaca que para as demais regiões do país, as previsões não indicam mudanças, mantendo as altas temperaturas para o Centro-Oeste e o estado de atenção para baixa umidade relativa do ar, que deve continuar com valores entre 12% e 20%, com destaque para o Mato Grosso que deve registrar as condições mais críticas.
Falando em temperatura, o modelo de previsão do Inmet sinaliza máximas de 40 graus para o norte do Mato Grosso. Já para Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul, as temperaturas devem ficar entre 32 e 34 graus. Para o Sudeste do Brasil, as temperaturas tendem a ficar entre 30 e 34 graus.
Veja o mapa de previsão de temperatura para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
NOAA deve confirmar La Niña nos próximos dias, diz MetSul
O monitoramento das águas do Oceano Pacífico, segundo as previsões da MetSul, indicam que a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) deve confirmar a atuação de um La Niña nos próximos dias. Estael Sias, meteorologista da MetSul, comenta que as quatro áreas onde é feito o monitoramento é feito apresentaram resfriamento contínuo no Pacífico. "A temperatura está abaixo da média e a nebulosidade na região também já chama a nossa atenção", comenta.
Ainda de acordo com a meteorologista, apesar das chuvas volumosas registradas nas últimas semanas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tendência é de uma diminuição nos volumes a partir de Novembro em toda a região Sul do Brasil. Estael reforça ainda que as projeções indicam precipitação irregular e abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil agora no trimestre da Primavera e risco de estiagem no Verão no Rio Grande do Sul, principalmente no Oeste e no Sul do Estado.
"Haverá dificuldade para o plantio no Paraná, e não se recomenda plantar no pó", comenta. As chuvas não conseguem chegar no estado, consequência de um bloqueio atmosférico que impede o avanço dos sistemtas, principalmente no norte e oeste do Paraná. Além da fata de chuva, altas temperaturas vem sendo registradas em toda a região, deixando as condições do solo ainda mais críticas.
Para as demais áreas do país, Estael destaca que o retorno da estação chuvosa também pode atrasar mais do habitual, ocorrendo apenas em outubro para o Centro-Oeste, já levantando um alerta para dificuldades para o plantio da safra de Verão.
Fazenda Reconquista Nereu César Medeiros Jateí/MS
Trigo se aproximando a colheita. Entre Rios do Oeste- PR. Envio Aurelio Maldaner
Plantio de milho em Sagrada Família/RS Envio de Oberti Dal Alba
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil