Feriado terá tempo seco e muito calor no Brasil Central; chuvas e quedas na temperaturas previstas para o RS
O feriado pronlongado de 7 de setembro será tempo seco e temperaturas elevadas para o Brasil Central e previsão de chuvas e declínio nas temperaturas para o sul do Brasil.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, a tendência é de permanência da massa de ar seco, temperaturas elevadas para as duas regiões. Além disso, a baixa umidade relativa do ar que deixa o Centro-Oeste em mais um dia de alerta, com umidade relativa do ar entre 12 e 20%.
Falando em temperaturas, o mapa de previsão do Inmet indica máxima acima dos 36 graus para o Mato Grosso, Goiás e Tocantins. No sábado, dia 5, o norte do Mato Grosso do Sul e áreas do Mato Grosso podem voltar a registrar temperaturas acima dos 40 graus.
Já no Sudeste, as previsões indicam temperaturas elevadas para todos os estados. Em São Paulo, as temperaturas podem chegar a 38 graus no oeste do estado. Em Minas Gerais, a região sul pode ter máximas acima de 32 graus. O tempo seco e altas temperaturas levantam alerta de produtores de café em todo o estado, pelo estado das lavouras e expectativas das chuvas para o pegamento da florada durante o mês de setembro.
Na região sul do Brasil, as temperaturas mais elevadas são esperadas em todas regiões do Paraná e oeste de Santa Catarina, com temperaturas máximas entre 30 e 32 graus. No Paraná, produtores de soja também aguardam o retorno da estação chuvosa, que pode atrasar o início do plantio da soja no estado.
Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Já no Rio Grande do Sul, as previsões indicam temperaturas mais baixas e condições de chuvas devido a passagem de uma frente fria. "As temperaturas já começaram a cair hoje e em Santa do Livramento/RS foi registrada a mais baixa, com 5ºC nesta madrugada", comenta Andrea. Para as próximas 24 horas, o Instituto emitiu um alerta laranja para todo o RS e leste de Santa Catarina de declínio na temperatura, que deve registrar declínio entre 3ºC e 5ºC.
Já os mapas de previsão de precipitação indicam que o maior volume de chuvas deverá ser registrado na segunda, dia 7. O modelo Cosmo do Inmet indica chuvas entre 20 e 30 mm de precipitação para o sul do Rio Grande do Sul. A tendência é que ainda na segunda-feira, o sistema tenha força para avançar mais ao norte do estado e atingir também o sul de Santa Catarina.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil