Fim de semana frio e com alertas de geadas para todo o sul do BR; chuvas chegam no MS e SP
A sexta-feira (26) já amanheceu com temperaturas mais baixas no sul do Brasil. Segundo informações coletadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Joaquim/SC teve mínima de 0.1ºC e General Carneiro/PR registrou 0.6ºC nas primeiras horas do dia. A tendência é que as temperaturas continuem caindo durante o final de semana, e o Inmet já emitiu um alerta de geadas moderadas para os três estados da região sul do país, sobretudo para as regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O mapa de previsão de temperatura do Inmet, para as próximas 24 horas, aponta temperatura mais baixa para o Rio Grande do Sul, entre 4 e 6 graus em todo o estado. Para Santa Catarina, no extremo sul do estado os termômetros não devem ultrapassar os 4 graus na próxima madrugada. Para o Paraná, até as 10h41 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26), o mapa indicava temperatura mais elevadas, entre 12 e 16 graus em todo o estado.
Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
A frente fria que estava em atuação no sul do Brasil já avançou para o oceano, mas as próximas 24 horas ainda têm previsão de chuvas no extremo norte do Paraná, e sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo. O modelo Cosmo do Inmet aponta que nos três estados, os volumes podem chegar até 60 milímetros de precipitação. A tendência é que os volumes fiquem mais intensos no sábado (27) e avançando para mais áreas dos estados, podendo ser registradas precipitação de até 70 mm.
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, afirma que podem ocorrer quedas de temperaturas também no sudeste, mas destaca que não devem ser registradas geadas no sul de Minas Gerais durante este final de semana. "Tem um ciclone em atuação no oceano, na área sudeste o que impede que a massa de ar frio avance para as áreas do café", afirma a meteorologista.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Nuvem de gafanhotos e tempestade de areia
Andrea reforçou a informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de que a nuvem de gafanhoto que gerava preocupações ao produtor da região sul, desviou no Brasil e avançou para outros países. "A frente fria que estava em atuação no sul impediu que a nuvem entrasse no Brasil, tendo em vista que gafanhotos gostam de clima quente e seco, diferente dos padrões do sul nesta sexta", afirma a meteorologista.
O trabalho do Mapa segue em ritmo de alerta em conjunto com as equipes técnicas das Superintendências Federais de Agricultura e dos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de unidades federais de vigilância agropecuária localizadas na fronteira com o Rio Grande do Sul.
>>> Monitoramento indica que nuvem de gafanhotos não entrou no Brasil
Enorme nuvem de poeira viaja do norte da África para a América e Europa
Fonte: NOAA
A meteorologista destaca ainda que a nuvem de areia que avançava para os Estados Unidos também não deve avançar para o Brasil. "A nuvem de areia é característica da estação, mas o que chama atenção neste ano é que é considerada uma das maiores já vista", destaca Andrea. Ainda de acordo com a especialista, uma corrente de nebolusidade na faixa equatorial acaba formando um bloqueio, impedido o avanço da nuvem de areia. Ainda assim, Andrea afirma que a situação também continua sendo monitorada de perto pelos especialistas.
Foto em Entre Rios do Oeste (PR). Envio de Marcos José Stracke
Foto em Entre Rios do Oeste (PR). Envio de Marcos José Stracke
Milho em Macapá (AP). Envio de Daniel Sebben
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas!
Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil