Segunda quinzena de junho deve continuar com chuvas significativas no RS: Plantio do trigo já está atrasado no estado
As previsões climáticas indicam a segunda quinzena de junho também será de chuvas expressivas para o sul do país, sobretudo para o Rio Grande do Sul. O produtor que enfrentou problemas no desenvolvimento da safra de soja deste ano, por conta da falta de chuvas e altas temperaturas no Verão, agora encontra dificuldades para dar continuidade ao plantio do trigo no estado. As chuvas no Rio Grande do Sul para a época do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão acima do esperado.
>>> Chuvas atrasam plantio do trigo em Ijuí/RS, mas área cultivada deve dobrar em 2020
Segundo Francisco de Assis Diniz - chefe do departamento de meteorologia Inmet, tanto os modelos do Inmet, como as previsões do NOAA indicam a continuidade das chuvas no Rio Grande do Sul nos próximos dias. "Os ventos impedem que as chuvas cheguem para o norte do país, além da temporada de estiagem já esperada para o Centro-Oeste e Sudeste", afirma Francisco.
Sem força para avançar para outras regiões, os mapas do NOAA para o período entre 10 e 18 de junho, apontam chuvas de até 50 milímetros de precipitação para o Rio Grande do Sul. Também continuam previstas chuvas para Santa Catarina e Paraná, com precipitação entre 35 e 40 mm.
Já no período entre 18 e 26 de junho, o modelo indica chuvas ainda mais expressivas para o norte do Rio Grande do Sul - entre 50 e 70 mm. A tendência é que as chuvas também fiquem mais expressivas para Paraná e Santa Catarina. Neste período, segundo Francisco, também pode voltar a chover no Mato Grosso do Sul. "Entre os dias 20 e 23 de junho pode voltar a chover no sul do Mato Grosso do Sul, mas com volumes mais baixos, entre 10 e 20 mm e a chuva também deve durar no máximo de 1 a 2 dias na região", destaca Francisco.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil