Pequeno alívio: Previsão indica mais chuvas para o PR, MT e RS nesta 4ª feira

Publicado em 13/01/2020 10:00 e atualizado em 13/05/2020 13:24

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que os volumes de chuva ficarão mais intensos em parte da região sul nesta quarta-feira (13). Segundo os modelos mais recentes do Inmet indicam chuvas para boa parte do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. 

Desde o início da semana, uma frente fria ganha força na região, levando condição de boas chuvas para a região. Vale lembrar que o Rio Grande do Sul sofreu perdas expressivas na produção da soja 20/21 por conta da irregularidades das chuvas e altas temperaturas no Verão. Neste momento, a falta de chuva atinge o desenvolvimento do milho safrinha tanto no Paraná, como no Mato Grosso do Sul. 

Segundo o modelo Cosmo, ainda há previsão de chuvas para o Rio Grande do Sul, sendo os maiores volumes esperados para a região norte - entre 20 e 30 mm de precipitação. Ao longo dia, o sistema avança para Santa Catarina onde podem ser registrados volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação em algumas áreas. Já para o Paraná, conforme já indicavam as previsões, os maiores volumes devem ficar para oeste do estado.

Segundo o modelo, há possibilidade de precipitação entre 20 e 40 milímetros. Em algumas regiões podem ser registradas chuvas acima dos 50 milímetros. A frente fria também ganha força no Mato Grosso e as condições indicam boas chuvas para todo o estado. Os modelos apontam agora bons volumes para todo o estado e as precipitações podem ficar acima de 70 mm na região central. 

Veja o mapa de previsão para a região sul do Brasil nas próximas 24 horas: 

Chuvas Sul - 1305
Fonte: Inmet 

 

A partir de quinta-feira (14) o sistema começa avançar para o Centro-Norte do país e os volumes previstos passam a ser mais baixos para toda a região sul. Ainda há possibilidade de chuvas para áreas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, porém em volumes mais baixos. O Cosmo indica o retorno das chuvas para o Centro-Oeste, com bons volumes para o Mato Grosso. O estado pode ter volumes entre 30 e 50 mm de precipitação. Há previsão de chuvas para o Tocantins, mas em volumes baixos. 

A partir da sexta-feira (15) as chuvas chegam na região do café, em Minas Gerais. As chuvas acontecem exatamente no momento em que os trabalhos de colheita começam a ficar mais intensos no estado. Segundo o Inmet, são esperados volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação na região. Após a passagem da frente fria, as temperaturas devem cair no sul de Minas Gerais, mas o Inmet destaca que não há previsão de geadas para a região nos próximos dias.

Veja o mapa de previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas choveu em todo o Rio Grande do Sul, conforme indicavam as previsões. Segundo os dados do Inmet, as precipitações ficaram entre 20 e 30 milímetros de precipitando, sendo que áreas da região central teve volumes de 40 mm. Apenas o extremo sul do estado não recebeu chuvas expressivas. 

Também foram registradas boas chuvas para o oeste do Mato Grosso do Sul. Os volumes ficaram entre 20 e 30 milímetros, levando certo alívio para o produtor que enfrenta um período crítico de irregularidades de chuvas no estado.

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 


24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlim Zeca

    Boa tarde, sou do estado de SP e reparei que em diversas notícias meteorológicas o meu estado não é citado, e como sou um leitor que acompanha diária mente o site fico frustado, pois sou agricultor e só vejo notícias sobre o rio grande, santa Catarina, Paraná e mato grosso do sul, desde já agradeço a atenção. Espero ter mais notícias do estado de são Paulo.

    1