Chuvas avançam e chegam com bons volumes em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul
A frente fria que estava em atuação no Rio Grande do Sul nos últimos dois dias começa avançar para Santa Catarina e Paraná. Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet, confirma que as previsões continuam indicando bons volumes para o extremo norte do RS nesta quarta-feira (6), assim como para o Paraná, Santa Catarina e também Mato Grosso do Sul.
De acordo com o modelo Cosmo, para Santa Catarina e Paraná são previstas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Apenas o extremo norte do Paraná não tem previsão de acumulados significativos. "Precisaríamos ter uns 200 mm distribuídos ao longo de uma semana, para recuperar as reservas hídricas do solo, o que dificilmente irá ocorrer, visto que estamos, naturalmente, num período mais seco e as previsões não indicam reversão do quadro de escassez de chuvas", afirma o produtor Vitorio Venturi, do Paraná.
O meteorologista destaca ainda que nas próximas 24 horas estão previstas chuvas volumosas para o Mato Grosso do Sul. O produtor do estado também começa a enfrentar problemas com os baixos volumes de chuvas que atinge todas as regiões. "Tem chuva para hoje e chuvas com bons volumes, mas o sistema está passando bem rápido", afirma Mamedes. São esperadas precipitações entre 30 e 40 mm para todo o MS.
Veja a previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas:
Fonte: Inmet
Após passar por um período sem chuvas, a tendência é que volte a chover também no norte do Mato Grosso. A frente fria e a massa de ar pólar em atuação no sul do país, avança para o Centro-Norte de maneira rápida e mudando as condições do clima nos próximos dias. Segundo o Inmet, conforme as chuvas e as temperaturas caem no Centro-Norte, o sul passará por mais um período de tempo estável e com temperaturas mais elevadas. É a primeira vez que o sistema consegue avançar em 2020.
As previsões do NOAA indicam que no período entre 12 e 22 de maio, sistemas levarão novas condições de chuvas para toda a região sul do Brasil. Ainda de acordo com o modelo, neste período são esperadas precipitações acima dos 60 mm nos três estados. Apenas o sul do Rio Grande do Sul deve ter chuvas com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil:
As últimas horas foram marcadas pela volta da chuva no Rio Grande do Sul, confirmando as previsões para a região sul do Brasil. Produtores do estado confirma a chuva em diversos municípios. Segundo informações enviadas ao Notícias Agrícolas, São Borja/RS recebeu 50 milímetros de precipitação, Giruá/RS teve 110 mm desde o início da passagem da frente fria, no início desta semana. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que apenas a região leste do RS não teve chuvas expressivas. Já o extremo oeste do estado teve os volumes mais expressivos nas últimas 24 horas.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Foto em Santa Cruz do Escalvado (MG). Envio de Alvimar Jalles
Lavoura de feijão com Emas. Fazenda Consulta em Miguelópolis (SP). Envio de Gustavo Santana
Lavoura de tomate. Fazenda Consulta em Miguelópolis (SP). Envio de Gustavo Santana
Lavoura de feijão com Emas. Fazenda Consulta em Miguelópolis (SP). Envio de Gustavo Santana
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil