Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Matopiba nesta 4ª feira; previsão de geada em SC até sábado

Publicado em 15/04/2020 10:32 e atualizado em 15/04/2020 11:21

LOGO nalogo

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiou alertas de chuvas intensas para parte do Matopiba nas próximas 24 horas. O aviso é válido para áreas do Piauí e Bahia. De acordo com a Climatempo, o Maranhão também tem alertas de temporais nesta quarta-feira (15). "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.", destaca o Inmet. 

As áreas de instabilidades atuam em todo o norte do país desde o final de semana passado e a tendência é que continue chovendo até sexta-feira, porém os volumes de chuva devem ter uma redução a partir de quinta-feira (16). Para as próximas 24 horas o modelo Cosmo do Inmet aponta chuvas de até 60 milímetros em pontos da Bahia e também do Piauí. "O alerta é para temporais no sul maranhense, mas as outras regiões do estado, incluindo a capital, São Luís,  podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes", destaca a Climatempo para o Maranhão.

Mapas de alerta - Inmet - 15/04
Inmet tem alerta de chuvas fortes para áreas destacadas no mapa (Fonte: Inmet)

Apesar de estar fora da zona de alerta, o estado do Tocantins também deve receber volumes expressivos nesta quarta, com destaque para a região sul do estado onde os volumes devem ser ainda mais altos, podendo chegar a 70 mil[imetros em algumas áreas. No Tocantins a previsão também indica uma diminuição das chuvas nos próximos dias. 

As previsões da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) indicam que até o dia 23 de abril, apesar das pausas, o estados do Matobia, assim como o Centro-Oeste devem continur recebendo chuvas entre 100 e 125 de milímetros de precipitação. 

Já no período entre 23 de abril e 1º de março, os sistemas começam a avançar e os volumes tendem a ficar mais baixos principalmente no oeste da Bahia. Nas demais regiões, a tendência é que continue chovendo, mas em volumes mais baixos. O norte do Maranhão e Piauí continuarão com chuvas volumosas, com até 150 milímetros de precipitação.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 15/04
Fonte: NOAA

Mapas de previsão de geadas em Santa Catarina

Já para a região sul do país, o Epagri disponibilizou um mapa de previsão para as próximas 48 horas e que indicam a possibilidade de geadas e Santa Catarina. De acordo com a publicação, o aviso meteorológico indica previsão de geada até às 9h do próximo sábado, dia 17. "O fenômeno natural pode acarretar prejuízos para agricultura e pecuária e uma previsão precisa dos dias, regiões e intensidade em que vai ocorrer ajuda o agricultor a tomar a decisão mais acertada na condução de seus negócios", destaca. 

No mapa tons em amarelo correspondem às baixas probabilidades de ocorrência do fenômeno, e tons azuis, que representam maiores riscos.Também é possível ver a intensidade prevista, dividida em três classes: geada (temperatura mínima de relva menor que 0ºC), geada moderada a forte (temperatura mínima de relva menor que -2ºC) e geada forte (temperatura mínima de relva menor que -6ºC).

Confira o mapa das próximas 48 horas: 

Santa Catarina/Geadas/Epagri
Fonte: Epagri

 

 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário