Volta a chover no Rio Grande no Sul já nesta 6ª feira; situação é preocupante para a soja
Uma frente fria avançando pela Argentina deve começar a mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul já nesta sexta-feira (14). Ao longo do dia, o sistema frontal vai avançar pelo estado, aumentando as áreas de instabilidade. A previsão indica ainda que as temperatuas continuarão elevadas em todo o estado, com máxima prevista de 38º graus e mínima de 10º.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos também indicam chuvas para o leste do Rio Grande do Sul entre o final desta sexta-feira e a manhã do sábado (15). Neste período são esperadas precipitações de até 30 milímetros e a tendência é que a chuva continue acontecendo de maneira irregular não só no leste do RS, mas em todo o estado.
As condições de instabilidade devem permanecer durante todo o final de semana na região e a tendência é de que no dia 18 os volumes passem a ficar mais expressivos, podendo ser registrados acumulados entre 30 e 50 mm na região leste. A previsão indica também possibilidade de pancadas de chuvas e temporais. "Os modelos informam que entre o dia 18 até o dia 21 as chuvas podem acontecer de maneira mais interessante nessa região", afirma a meteorologista.
Imagens de Satélite indicam sistema avançando para o sul do país:
A irregularidade de chuvas que atinge todo o Rio Grande do Sul desde o início de 2020 já resultou em perdas significativas para a safra 2020/21 de soja e milho. Segundo Andrea, os sistemas que dão condições de chuvas nesta época do ano estão sendo formados com mais frequência entre Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país, além dos bloqueios de alta pressão que acabam levando as condições de chuvas diretamente para o oceano.
O modelo Cosmo do Inmet indica que o oeste do Rio Grande do Sul tem previsão de chuvas entre 20 e 40 milímetros nas próximas 24 horas. Também há previsão de chuvas para o sul do estado, porém em volumes mais baixos. Ainda de acordo com os mapas, a partir do dia 17 (segunda-feira), um novo sistema avança pelo extremo sul do estado, podendo levar mais possibilidade de chuvas para a região.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias no RS
Fonte: Inmet
Colheita de milho AG 9025 Sitio Santa Rita - Santa Cruz - Chopinzinho(PR)
Foto em Tenente Portela (RS). Envio de Anderson Walter
Colheita de Soja em Itambé (PR). Envio de Nivaldo Forastieri
Colheita do Milho em Renascença (PR). Envio de Camila Soligo
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás