Frente fria avança e chuvas chegam ao Rio Grande do Sul na quarta-feira
A passagem de uma frente fria pelo Sul do país deve levar mais condições de chuvas para o Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira (15). Segundo Tiago Robles, Meteorologista da Oráculo Meteorologia, a previsão indica que os maiores volumes são esperados para o oeste e centro do estado.
Ainda de acordo com o meteorologista, o sistema deve passar de maneira muito rápida pela região, o que leva condições de tempestades e ventanias em todas as áreas, destacando que as previsões indicam que as chuvas não devem ser tão expressivas como as da última semana e ainda acontecem de maneira irregular.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indica que as chuvas devem voltar acontecer no Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira. Apesar de voltar a chover, segundo os mapas, os volumes tendem a ficar mais expressivos a partir de sexta-feira (17), entre 60 e 70 milímetros.
Veja o mapa de previsão do Inmet para o dia 17 no Rio Grande do Sul:
Fonte: Inmet
Após essas chuvas, os mapas indicam que o Rio Grande do Sul passará por mais um período de estiagem. Produtores de soja da região estão enfrentando problemas nas lavouras devido as altas temperaturas e a falta de chuva em todo o estado e já há estimativas de perda de produtividade na soja e no milho.
As chuvas não têm sido expressivas na região porque os sistemas que dão condição de chuvas se formam, mas passam de maneira muito rápida pelo Rio Grande do Sul, não dando tempo para a formação de chuvas no estado. Quanto às temperaturas, segundo o meteorologista, as temperaturas tendem a ficar mais baixas com a passagem da frente fria.
Veja o mapa de previsão dividido em três períodos para o Rio Grande do Sul e mapa de temperaturas:
Fonte: Inmet
Outras regiões
Para as próximas 24 horas, os modelos indicam chuvas em pontos do Centro-Oeste e Sudeste.
Segundo o Inmet, no Centro-Oeste, os volumes tendem tendem ser mais expressivos no norte do Mato Grosso, com precipitação entre 30 e 40 mm, podendo ser registradas chuvas de até 50 mm em alguns pontos. Também há previsão de chuvas para as demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos.
A previsão indica ainda mais chuvas para o Mato Grosso do Sul, onde as precipitações tendem a serem mais expressivas no sul do estado, entre 20 e 30 mm. Em Goiás, há previsão de chuvas apenas para o oeste do estado, mas em volumes baixos. Vale lembrar que pancadas de chuvas podem acontecer ao longo do dia, devido as altas temperaturas, o que é característico do Verão.
Segundo a Climatempo, áreas de instabilidade se empalham pelo Sudeste de país e há risco de chuva forte em Minas Gerais e no Espírito Santo nesta terça-feira.
"Apesar do afastamento da frente fria, não dá para descartar que volte e chover forte em outras regiões mineiras nesta terça-feira. A Zona da Mata Mineira e o Sul de Minas ficam em alerta para temporais", destaca a Climatempo.
Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas foram registradas chuvas expressivas no Mato Grosso do Sul. Dados do Inmet indicam que choveu em todo o estado, com precipitações entre 30 e 40 milímetros.
Já no Mato Grosso, os volumes mais expressivos foram registrados no norte do estado, com acumulados de 60 milímetros.
Também foram registradas chuvas em São Paulo, com destaque para o leste do estado onde os volumes foram mais altos - 60 milímetros. Nas demais áreas os acumulados ficaram entre 20 e 30 mm.
Nos estados do Matopiba os maiores volumes foram registrados no Tocantins e no Maranhão. No Tocantins, as maiores chuvas aconteceram no sul do estado, com precipitações entre 30 e 40 mm. Já no Maranhão, choveu de maneira expressiva na região, com precipitações de até 80 mm em alguns pontos.
Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Milho em Capanema (PR). Envio da família Trevisan
Foto em Itambaracá (PR). Envio de Ivan Alexandre
Soja em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Scherer
Soja em Caiapônia (GO). Envio de Valmor Jose Levulis
Safra Milho no Rio Grande do Sul. Envio de Augusto Avozani
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil