Previsão indica chuvas expressivas para o Centro-Oeste nesta 4ª feira
As previsões indicam que as próximas 24 horas serão de chuvas intensas para o Centro-Oeste do país, sobretudo na região norte do Mato Grosso, onde as precipitações podem chegar a 60 milímetros.
As chuvas acontecem devido o aumento das áreas de instabilidade e a alta umidade que aumentam na região e atuam junto com a passagem de uma frente fria na região. Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas demais áreas do Mato Grosso são esperadas precipitações entre 20 e 30 mm.
Também há previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, onde são esperadas precipitações entre 30 e 40 milímetros, ficando os maiores volumes esperados para o sul do estado. Já em Goiás as previsões também indicam condições de chuvas, porém em volumes mais baixos.
"O centro-sul de Goiás, incluindo Goiânia, o centro sul e leste de Mato Grosso do Sul , incluindo Campo Grande, têm risco de temporais nesta quarta-feira", afirma a Climatempo.
Os mapas indicam mais chuvas para o Tocantins e Maranhão nas próximas 24 horas. Segundo o Cosmo, na região do Matopiba os volumes tendem, mais uma vez, a serem mais expressivos no Maranhão com precipitações previstas entre 20 e 30 milímetros.
Já no Tocantins, apesar dos mapas indicarem chuvas para todo o estado, os volumes tendem a ser mais baixos, podendo acontecer temporais ao longo do dia.
A partir de sexta-feira (10), os mapas indicam volumes expressivos para o Piauí, onde são esperadas chuvas com até 50 mm em alguns pontos. Também a partir de sexta os volumes voltam a ser mais expressivos no oeste da Bahia, região de produção agrícola e que os produtores enfretam dificuldades pela irregularidades da estação chuvosa.
"As nuvens carregadas da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical estão sobre a costa norte do Nordeste e vão influenciar boa parte do Maranhão, Piauí, Ceará, áreas de agreste e sertão", afirma a Climatempo.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Últimas 24 horas
Nas últimas 24 horas choveu de maneira expressiva em todo Maranhão, segundo dados do Inmet os acumulados registrados ficaram entre 20 e 30 milímetros de precipitação em todo o estado, ficando os maiores os volumes para a região norte, região onde os acumulados ficaram entre 40 e 50 mm.
Ainda na região do Matopiba, também choveu no Piauí, com precipitações entre 25 e 30 mm em todo o estado. Já no Tocantins choveu em todas as regiões, com precipitações também entre 25 e 30 mm. Na Bahia, os volumes foram baixos para região oeste, área de produção agrícola, mas o centro-sul do estado teve pontos com até 30 mm de precipitação.
Confirmando as previsões, choveu ainda no extremo sul do Mato Grosso do Sul, onde os volumes ficaram entre 30 e 40 milímetros de precipitação. Na região sul do país choveu apenas no oeste do Paraná, com acumulados entre 30 e 40 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo Brasil:
Fonte: Inmet
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Aplicação de inseticida em Augusto Pestana (RS). Envio de Paulo A. A. Jr
Soja TMG 7260 em Palma Sola (SC). Envio de Leandro Paetzold
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil