Tempo: Mais chuvas para o Paraná e Mato Grosso do Sul nesta 4ª; chove em áreas do Matopiba

Publicado em 18/12/2019 10:58

LOGO nalogo

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica volumes de chuvas expressivos para o Mato Grosso do Sul e também para o Paraná nas próximas 24 horas. A previsão indica ainda condição de pancadas de chuvas para áreas do Piauí e Maranhão nesta quarta-feira (18). 

Segundo a Climatempo, no Paraná as chuvas acontecem devido a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera, além do calor e umidade no ar. "O estado é um dos que mais receberam chuva no Brasil desde o início desta semana", afirma a Climatempo. 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, são previstos acumulados entre 30 e 40 milímetros na região norte do Paraná. Também há previsão de chuvas para as demais áreas do estado, com precipitações entre 20 e 30 mm. Após a passagem de uma frente fria no início da semana, não há previsão de chuvas expressivas para Santa e Catarina e Rio Grande do Sul nas próximas horas. 

Já no Mato Grosso do Sul, os volumes tendem a ser mais intensos no extremo sul do estado. Os modelos indicam que nesta região são esperadas chuvas entre 50 e 70 milímetros. As previsões também indicam chuvas nas demais regiões do estado, com precipitação de até 20 mm. 

No Centro-Oeste há previsão de chuvas para todo o Mato Grosso, com níveis baixos nas próximas 24 horas, podendo ocorrer chuvas pontuais com mais intensidade. As mesmas condições são esperadas para o Goiás. 

No estado do Tocantins há previsão de chuvas para todas as regiões, com destaque para o norte do estado onde os volumes tendem a ser mais expressivos entre esta quarta e quinta-feira (19), os acumulados devem ficar entre 20 e 30 milímetros nesta região.  

Veja o mapa de previsão de precipitação prevista para o Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas: 

MS - Inmet
Fonte: Inmet 

Matopiba

A previsão indica chuvas para parte do Matopiba nas próximas 24 horas. Segundo a Climatempo, áreas de instabilidade associadas ao Vórtice Ciclônico que atua na região, dá condições de pancadas de chuvas para parte do Maranhão e Piauí. 

"Apesar desses locais terem um dia de muito sol e calor, há condições para pancadas de chuva entre a tarde e a noite, que podem ser fortes em áreas isolada", afirma a Climatempo. 

As demais áreas do Nordeste ainda continuam uma massa de ar seco e quente, sem previsão de chuvas. "Nesses locais, os níveis de umidade relativa do ar ficam baixos à tarde e não há chance de chover", destaca a Climatempo. 

Veja o mapa de precipitação prevista nas próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos em parte da região sul do país, confirmando as previsões de chuvas devido a passagem de uma frente fria. 

Os volumes mais expressivos foram registrados no Paraná, com precipitações de até 60 milímetros na região norte do estado. Nas demais as áreas, as chuvas registraram volumes entre 25 e 30 mm. 

Também choveu em quase todo o estado de Santa Catarina, com precipitações entre 15 e 20 mm. No Rio Grande do Sul choveu apenas na área norte, porém em volumes baixos de até 15 mm. 

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

Últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Soja no Sul de Minas em Carrancas (MG). Envio de Leonardo Sodré
Soja no Sul de Minas em Carrancas (MG). Envio de Leonardo Sodré

Foto em Rio Verde (GO). Envio Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio Alex Zamonaro

Foto em Rio Verde (GO). Envio Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio Alex Zamonaro

Soja em excelente fase de reprodução em Dourados (MS). Envio da Família Araújo
Soja em excelente fase de reprodução em Dourados (MS). Envio da Família Araújo

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário