Semana inicia com chuvas expressivas em toda a região sul do Brasil
A semana inicia com chuvas expressivas para a região sul do país. As condições de chuvas se desenvolveram devido a uma acentuada queda da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, combinado com um forte fluxo de calor e umidade nesta região.
"Esta forte área de baixa pressão atmosférica permanece sobre o Paraguai nesta segunda-feira, 16 de dezembro, e se junta com uma frente fria que avança pelo litoral da Região. O tempo continua muito instável em quase todo o Sul do Brasil nesta segunda e nuvens carregadas continuam se formando por quase toda a Região", afirma a Climatempo.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica que nas próximas 24 horas as chuvas tendem a ser mais expressivas no norte do Rio Grande do Sul, além de todas as regiões de Santa Catarina e Paraná.
No Rio Grande do Sul, são esperados acumulados entre 40 e 50 milímetros. Já em Santa Catarina, a previsão indica chuva expressiva em todo o estado, com acumulados entre 50 e 60 mm, podendo ser registrados 70 milímetros em alguns pontos.
Também são esperadas chuvas significativas no Paraná, onde os modelos indicam que precipitações entre 40 e 50 milímetros em todo o estado, com destaque para a região central do estado onde as chuvas podem ser mais intensas, com até 70 milímetros de precipitação.
"Além da chuva intensa, com potencial para alagamentos repentinos nos centros urbanos, o alerta também é para ventania, com rajadas que podem chegar aos 100 km/h", afirma Climatempo sobre Santa Catarina e Paraná.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 24 horas na região Sul do país:
Outras regiões
O Cosmo indica que a partir de quarta-feira (18), as chuvas avançam e chegam de maneira expressiva também no Mato Grosso do Sul. Os mapas indicam chuvas entre 30 e 40 milímetros em todo o estado.
Na região central do Mato Grosso do Sul os volumes tendem a ser mais intensos e são previstas precipitações entre 50 e 70 milímetro. Os mapas indicam ainda que alguns pontos da região podem ter volumes de até 125 mm de precipitação.
Em 48 horas também estão previstas chuvas para todo o Mato Grosso. Há condições de chuvas para todo o estado, com destaque para pontos da região central, norte e sul, onde os volumes podem ser mais elevados, ficando entre 30 e 40 milímetros de precipitação.
Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo Brasil:
Fonte: Inmet
Últimos três dias
Nos últimos três dias os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Centro-Oeste, pontos do Sudeste e áreas da região sul do Brasil.
No Centro-Oeste, choveu em todo o estado do Mato Grosso, ficando os maiores acumulados para a região oeste do estado, com precipitações entre 60 e 80 milímetros. Nas demais áreas as chuvas ficaram entre 25 e 30 mm.
Também foram registradas chuvas no Mato Grosso do Sul, com volumes entre 20 e 30 mm. Em Goiás, as chuvas mais expressivas foram registradas na região sul do estado, com até 40 milímetros de precipitação.
No Sudeste, confirmando as previsões, as chuvas mais expressivas foram registradas no sul de Minas Gerais, entre 20 e 30 mm de precipitação. Também choveu em todo o estado de São Paulo, com precipitação de 30 mm.
Na região sul do Brasil, choveu no Rio Grande do Sul, com precipitações de 20 milímetros. No Paraná, os volumes foram mais intensos na região norte do estado, entre 20 e 30 mm de precipitação.
Veja o mapa de precipitação dos últimos três dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil