Irregularidades de chuva no Goiás é preocupante; novas chuvas devem demorar a chegar
Produtores do estado do Goiás continuarão enfrentando problemas com as irregularidades das chuvas nos próximos dias. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação no estado segue preocupante.
Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a falta de precipitações acontece porque sistemas que formam as condições de chuvas não estão conseguindo avançar para o Goiás, devido à um bloqueio na atmosfera. A expectativa é que as condições melhorem com a proximidade do Verão.
"As frentes vêm pelo sul e pelo oceano, param em certo momento na costa do Sudeste e ajudam a organizar aquela faixa de nuvem que cobre o Amazonas e parte do Centro-Oeste. É um dos sistemas de verão responsáveis pela reposição hídrica", explica.
O sistema, chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, tende a melhorar as condições na região, porque segundo o especialista, é um sistema persistente que dura entre 4 e 6 dias produzindo chuva em uma mesma área. Segundo Olívio, alguns sistemas já poderiam estar se formando, mas na prática isso não vem acontecendo.
O modelo Cosmo do Inmet indica que nas próximas 24 horas apenas em alguns pontos da região sul do estado devem receber chuvas de níveis abaixo do necessário. As condições devem se manter até o final da semana. "Melhoria principalmente para o Centro-Sul do estado a partir de sexta-feira", afirma Olívio Bahia, meteorologista do Inmet.
Segundo o meteoroliogista, a formação de uma nova frente fria provocará ventos no mar e fará com que as condições de chuva subam entre quinta e sexta-feira, podendo assim formar um canal de umidade. "De qualquer forma, nada indica que as chuvas seriam generalizadas", afirma o meteorologista. Ele explica ainda que as chuvas pontuais têm acontecido devido às altas temperaturas e umidade, o que é uma caracterísitca do Verão. Já a Primavera, estação atual, o clima tende a ser mais seco.
"Especialmente para Goiás está muito confuso neste período, não conseguimos ter uma visão clara dos próximos períodos. Infelizmente não estamos conseguindo falar a curto prazo que mês que vem as chuvas vão ser regulares. A meteorologia e os modelos não estão sendo tão claros", afirma.
Outras regiões
No Mato Grosso são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros, principalmente na região norte do estado, na divisa com o Pará. Na região central do estado, as condições de chuva aumentam na região na sexta-feira (15) onde são previstas chuvas de até 60 milímetros.
No Mato Grosso do Sul a tendência é de que as chuvas também fiquem mais volumosas no decorrer da semana. Segundo o modelo Cosmo do Inmet, nas próximas 72 horas são esperadas precipitações entre 30 e 40 mm, podendo chegar a 50 milímetros em alguns pontos.
A região sul do país tende a ficar sem volumes expressivos de chuvas nas próximas 24 horas. Dados do Inmet indicam que voltar a chover na região na quinta-feira, principalmente no Rio Grande do Sul onde as precipitações devem ficar entre 30 e 50mm.
Veja o mapa de precipitação nas próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Últimas 24 horas

Fonte: Inmet
1 comentário

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (16) para todo o Brasil

Chuvas volumosas no litoral do Nordeste devem se estender até pelo menos terça-feira (20)

Nova frente fria passa pelo sul do país, com precipitações previstas para RS e SC

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (15) para todo o Brasil

Extremo Norte e o litoral nordestino entram em atenção para chuvas

Porto Vera Cruz recebe Estação Meteorológica do Sistema Simagro-RS
Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO
Por aqui a situação é mais que preocupante!! Solos com poucas reservas de água,... previsões que não se confirmam! Muitas propriedades com máquinas paradas e plantios bem atrasados em relação à média histórica! Todos aguardando o retorno das chuvas...