Semana inicia com previsão de temporais para o Centro-Oeste
A região Centro-Oeste do país deve ter uma leve mudança nas condições de chuva nos próximos dias. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até quinta-feira, região sul e oeste Goiás, sudoeste do Tocantis, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem receber chuvas com volumes significativos.
Segundo o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, as condições previstas não significam o fim do bloqueio que há na região, impedindo a umidade que vem da Amazonas chegar na região e que, por isso, alguns pontos ainda não tem previsão de chuvas . "A parte mais leste do Tocatins e do Matopiba como um todo ainda mantém as condições de défict de chuvas nos próximos dias", afirma.
As chuvas acontecem devido as altas temperaturas que vêm sendo registradas no Centro-Oeste do país. Segundo a Climatempo, durante o final de semana, na região de Porto Murtinho/MS foram registrados 40º. O calor excessivo fez com que grandes volumes fossem registrados na região.
"No período de 24 horas, entre 23 horas do sábado, 2, e 23 horas do domingo, 3 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 62 mm em Campo Verde, em Mato Grosso. Na região de Monte Alegre de Goiás choveu 74,6 mm e Gama, no Distrito Federal Foram acumulados 39mm neste período. A região de Goianésia, em Goiás, registrou 56,2 mm", afirma a Climatempo.
No Mato Grosso as chuvas devem ficar mais concentradas na parte centro sul do estado. As chuvas podem ter entre 20 e 50 milímetros de precipitação. Já no Mato Grosso do Sul as chuvas também poderão registrar números expressivos, ficando entre 40 e 70 milímetros em alguns pontos. No Tocantins são esperados chuvas entre 5 e 12 milímetros de precipitação, sendo as mesmas condições previstas para pontos do Goiás.
Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas em todo o país:
Fonte: Inmet
Últimos três dias
Nas últimas 24 horas, o maior volume de chuva foi registrado no estado de Goiás, na divisa com Tocatins. Segundo os dados do Inmet, na região foram registradas chuvas entre 25 e 50 milímetros de precipitação.
No oeste do Tocantins choveu entre 15 e 25 milímetros em alguns pontos. E em algumas regiões do do Mato Grosso foram registradas chuvas entre 12 e 30 milímetros.
A região Sul, que durante a semana passada foram registrados volumes expressivos, a chuva deu uma trégua e foram registrados apenas 25 milímetros no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Veja o mapa de precipitação acumulada últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Plantio na região norte de Goiás. Envio de Andre Pinto
Plantio na região norte de Goiás. Envio de Andre Pinto
Lavoura de soja safra 19/20 no sudoeste de São Paulo. Envio de Alexandro Bergamo
Heloísa Schabel Poletto olhando a soja com seu pai Ivan Schabel em Santa Rosa del Monday - Paraguay. Envio de Ivan Schabel
Plantio sobre palhada de milheto em Cristalina (GO). Envio de Volnei Zoboli
Tempestade de vento e poeira em Nueva Esperanza - Paraguay. Envio de Solange Conradi
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil