Tempo: Chuvas retornam para todo o Centro-Oeste, mas volumes diminuem nesse final de mês e vem calor
Imagem de satélite nesta sexta-feira (27) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
A região Centro-Oeste do Brasil voltou a ter chuvas abrangentes nos últimos dias, tomando todos os estados, o que interrompe um cenário de meses de estiagem. A previsão para os próximos dias, no entanto, não aponta precipitações volumosas pelo menos até o final de setembro.
O mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que a maior parte da região central do país teve chuvas. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, os volumes chegaram a até 50 milímetros acumulados.
Além das chuvas que caíram na região central do Brasil, acumulados também foram registrados em pontos das regiões Norte e Nordeste, com destaque para acumulados de até mais de 50 mm no período em pontos do Sudeste, litoral do Nordeste e pontos de Mato Grosso.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 3 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Esses volumes aliviam um cenário de estiagem. Na capital Cuiabá (MT), a última chuva acima de 10 mm foi em 06 de maio, há mais de quatro meses. Em Campo Grande (MS), a chuva volumosa aconteceu pela última vez em 04 de julho. Goiânia (GO) teve chuva volumosa pela última vez em 17 de maio.
Em Palmas (TO), a última precipitação volumosa foi em 24 de maio. Em áreas da região Sudeste, como em Belo Horizonte (MG), as chuvas também estão escassas, com o último registro de precipitação acima de 10 mm em 15 de maio. Cafeicultores estavam preocupados com a condição.
Veja mais:
» Na época das floradas dos cafeeiros, chuvas chegam em boa hora em Nova Resende/MG
Apesar das chuvas recentes, o mapa de umidade do solo do centro de estudo Oceano-Terra-Atmosfera dos EUA ainda mostra uma condição bastante irregular de umidade em áreas centrais do Brasil. No Sul, os volumes chegam a mais de 75 centímetros e na região Centro-Oeste são de cerca de 40 centímetros.
Na região de Maringá (PR), as chuvas são menores do que o necessário para o plantio da soja, por exemplo. Segundo José Antônio Borghi, presidente do Sindicato Rural de Maringá, a recomendação é que produtores esperem pelas chuva mais regulares antes de iniciar a semeadura da soja 2019/20.
Já no Triângulo mineiro, as condições para o plantio da soja são melhores. A região registrou acumulado de 55 mm nos últimos dois dias e já deu início nos trabalhos de semeadura ainda dentro de uma boa janela tanto para a soja quanto para o milho safrinha de 2020
Veja mais:
» Triângulo mineiro já tem condições de plantio para a soja
Veja o mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
A previsão do tempo para esses últimos dias de setembro aponta para uma redução de volume sobre áreas centrais do Brasil. A realidade é confirmada pelo modelo Cosmo do Inmet quanto o GFS do centro de estudo Oceano-Terra-Atmosfera dos EUA. Em outubro, as chuvas volumosas retornam.
O mapa de precipitação do modelo GFS mostra que neste sábado (28), as chuvas no país ficam mais localizadas sobre áreas da região Norte, Nordeste e pontos do Centro-Oeste, mas em baixos volumes. O Sudeste terá precipitações mais volumosas. O cenário segue até o início de outubro.
O modelo Cosmo com precipitação acumulada para os próximos sete dias, entre 27 de setembro e 04 de outubro, confirma essa tendência no período, mas os volumes no Sul serão mais volumosos no acumulado. Seguem as chuvas na região Norte, em áreas centrais e Sudeste.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos 6 dias em todo o Brasil do GFS:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As temperaturas também se elevam nos próximos dias sobre a região central do país, de acordo com previsões do Inmet. As mínimas também ficam mais altas até a chegada de novas frentes frias. No último dia de setembro, 30, a máxima na região Centro-Oeste chega a 39ºC.
Veja o mapa com a previsão de temperatura máxima para até 93 horas (27/09 a 30/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 27 de setembro até 05 de outubro, as chuvas aparecem sobre quase todo o país, mas com maiores volumes no Sul, Norte e partes de Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
De 05 até 13 de outubro, a tendência de precipitação segue sobre o país, mas o tempo fica mais seco em partes da área central do país e Nordeste.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 27 de setembro até 13 de outubro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Cevada em Ciríaco (RS). Envio de Itaner Fontana.
Final de tarde em Coronel Vivida (PR). Envio de Helio de Carli
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Colheita de trigo em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Propriedade Família Marcon. Envio do Consultor Wilson De Itoz
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (9) para todo o Brasil
Terremoto de magnitude 5,5 atinge a China perto da nascente do Rio Amarelo
Duas realidades climáticas para o Brasil: Muita chuva no nordeste e veranico no Sul
UE alerta sobre "duro golpe" de Trump em esforços de combate às mudanças climáticas
Previsão indica altas temperaturas e chuva em algumas cidades do MS
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil