Tempo: Áreas do PR e SC têm previsão de chuva nesta 5ª feira, mas temperaturas seguirão baixas no Sul
Imagem de satélite nesta quinta-feira (05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Além do frio, o Sul do Brasil terá uma quinta-feira (05) marcada por chuvas, que devem se concentrar mais sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina. As precipitações devem ser de fraca a moderada intensidade e as baixas temperaturas continuam pela região.
"Nesta quinta-feira, 5 de setembro, a circulação dos ventos de um sistema de alta pressão atmosférica e a proximidade de áreas de instabilidade favorecem o aumento da umidade e o aumento das condições para chuva em muitas áreas do Sul", disse a Climatempo.
As chuvas podem ocorrer sobre o Leste do Paraná, incluindo Curitiba, onde há condição de precipitação frequente, mas de fraca a moderada intensidade. A região do Vale do Itajaí e de Florianópolis tem condições para uma quinta-feira de céu nublado e com chuviscos ocasionais.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (06/09 a 08/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Para o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e norte do Paraná a previsão é um dia com sol, aumento de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas da Região o tempo fica mais instável e com chuva a qualquer hora do dia, mas o sol ainda aparecer em alguns momentos, entre muita nebulosidade", disse a Climatempo.
Ainda segundo a empresa meteorológica, no interior do Rio Grande do Sul e na serra de Santa Catarina, as temperaturas baixas ainda devem dar as caras e há condição para a formação de geadas. A costa do litoral Sul também fica em alerta de ressaca.
"A massa de ar seco polar começa a perder força, mas ainda deixa o tempo firme com sol, temperatura amena e com geada ao amanhecer em praticamente todo o Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina", disse a Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (05/09 a 08/09) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja o mapa com a previsão do risco de geada em todo o Brasil nos próximos dias:
De acordo com o mapa de risco de geada do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o risco de geada vai de fraco a moderado nesta quinta-feira (05) sobre a maior parte da região Sul, com chances de geadas fortes apenas no extremo Sul gaúcho, na divisa com o Uruguai.
Nos próximos dias, as chances do fenômeno diminuem bastante. Além das chuvas em algumas áreas do Sul nesta quinta-feira, as temperaturas seguem baixas. "Vai fazer muito frio em toda a Região e a temperatura não deve subir muito a tarde", disse a empresa meteorológica.
As chuvas, porém, devem seguir na sexta-feira com a passagem de uma nova frente fria sobre o oceano e atuação de um sistema de baixa pressão na Argentina e Paraguai, segundo a Climatempo. "Apenas o centro-norte do Paraná tem previsão de sol, sem risco de chuva", disse a empresa.
"O leste do PR e de SC ainda tem um dia encoberto, frio e com chuviscos ocasionais. Nas outras áreas há condições para pancadas de chuva, até acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a fortes", complementou a Climatempo.
Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O mapa de precipitação acumulada do Inmet para os próximos sete dias aponta que acumulados moderados a altos serão registrados sobre a região Sul no período. Áreas da região Norte também terão volumes expressivos. No Sudeste e Leste do Nordeste serão fracos.
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 05 até 13 de setembro, as chuvas mais volumosas ocorrem sobre áreas do Sul, Norte e pontos do Leste do Nordeste. A maior parte do país terá tempo seco.
De 13 até 21 de setembro, a tendência segue a mesma do período anterior sobre a maior parte do país, mas as chuvas sobre a região Sul ficam mais abrangentes. Moderados a altos acumulados seguem sobre áreas da região Norte do país, além de pontos da região Nordeste.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 05 até 21 de setembro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Foto em Horizontina (RS). Envio de Fabiano Soltis
Semana da Pátria - Envio de Emanuel Fernando Teixeira
Semana da Pátria - Envio de Fernando Barbosa - São Pedro da União (MG).
Semana da Pátria - Envio de Michelle Scarton Panice - Campo Verde (MT).
Semana da Pátria - Envio de Rogério Martelli - Aparecida do Rio Negro (TO).
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana