Tempo: Fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai tem previsão de chuva forte nesta 5ª
Imagem de satélite nesta quinta-feira (13) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
A fronteira do estado do Rio Grande do Sul com o Uruguai tem previsão de chuva forte nesta quinta-feira (13). Imagens de satélite mostram grandes instabilidades sobre a região com o ar quente e úmido que vem do Norte do país, além da atuação de um sistema de baixa pressão na Argentina.
"Nesta quinta, 13 de junho, quase toda a região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai tem previsão de céu nublado, com poucos períodos de sol e chuva a qualquer hora. Há risco de raios e de chuva moderada a forte", destacou a Climatempo. Outras regiões do estado gaúcho terão tempo firme.
O modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que mais precipitações podem atingir outras áreas da região Sul apenas no final da próxima semana. Nos próximos dias, a maior parte da faixa central do Brasil terá volumes baixos de chuva ou próximo de zero.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (14/06 a 16/06) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O tempo chuvoso no Rio Grande do Sul pode atrapalhar ainda mais o plantio do trigo no estado. "As oscilações climáticas, especialmente pelo excesso de chuva nas fases reprodutiva e de formação de grãos, são um dos motivos para a diminuição da produção de trigo nos últimos anos no RS", destacou a Emater/RS-Ascar.
No Paraná, por outro lado, a condição deve ser mais seca nos próximos dias e vai favorecer o avanço dos trabalhos de colheita do milho 2ª safra. Até o momento, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do estado, apenas 12% da área total do cereal no estado foi colhida.
Mesmo no Sul, as chuvas não devem chegar até outros estados da região. "Santa Catarina e Paraná estão sob influência de uma massa de ar seco que mantém o tempo aberto e sem condição para chuva", destacou a empresa meteorológica sobre a previsão do tempo para o Sul nos próximos dias.
Nos próximos sete dias, de 13 de junho até 19 de junho, a previsão do tempo aponta que muita chuva ainda deve acontecer sobre o extremo Sul da região Sul do Brasil. Além disso, altos volumes ainda vão se concentrar também sobre a região Norte do Brasil, além de pontos no Nordeste.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos sete dias:
Fonte: Inmet
Climatologicamente, segundo dados de normais levantados pelo Inmet em todo o Brasil de 1981 até 2010, está dentro do esperado que as chuvas neste mês de junho realmente se concentrem mais mesmo sobre as extremidades do país, com boas precipitações sobre o Norte, Sul e pontos litorâneos do Nordeste.
Já as temperaturas nos próximos dias devem ficar acima da média. "O vento quente que sopra sobre a Região Sul esquenta o ar em toda a Região. A temperatura está em elevação e os próximos dias serão quentes, com temperaturas muito acima da média normal para junho", destacou a Climatempo.
De acordo com o mapa de precipitação acumulada do Inmet, nas últimas 24 horas, os maiores volumes de chuva no país ocorreram sobre áreas da região Norte e pontos do Nordeste. Os três maiores acumulados na quarta-feira (12) foram em Fortaleza (CE): 61,4 mm, Bragança (PA): 53,4 mm e Benjamin Constant (AM): 48 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Nesta quinta-feira, segundo o Inmet, há aviso de acumulado para áreas de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Há aviso também de alta umidade sobre áreas de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 13 até 21 de junho, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas também voltam ao Sul e Sudeste.
De 21 de junho até 29 de junho, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas ao extremo Norte e também seguem sobre áreas da região Sul e partes do Sudeste, mas neste período ficam mais volumosas. A maior parte da região central do país terá tempo firme.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 13 até 29 de junho:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Colheita de milho safrinha em Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícola David Clemente
Hidroponia em Laguna Carapa (MS). Envio de Antonio Rodrigues
Cultura do algodão, Fazenda Campo Belo - proprietariado Paulo Cesar Favaro Motta, em área primeiro ano na cidade de Comodoro (MT). Envio de Rodolfo Domingues Farias.
Irrigação canteiro de cebola Rio do Norte em Ituporanga (SC). Envio de Marcelo F. Lückmann
Sementes Fabris em Seberi (RS). Envio de Vinícius Mazonetto
Clique e envie sua foto ou vídeo! Mande também através do WhatsApp (19) 99767-0241, pelo Instagram@jornalistadotempo ou com a #jornalistadotempo
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil