Tempo: Chuvas retornam ao Sul e RS tem alerta nesta 5ª de tempestade com 100 mm/dia, ventos e granizo
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (25) - Fonte: Inmet
As chuvas retornam ao Sul do Brasil a partir desta quinta-feira (25) com uma combinação de sistemas meteorológicos e potencial de avançar sobre outras regiões do país nos próximos dias. Parte do estado do Rio Grande do Sul, inclusive, está em alerta de tempestade durante o dia.
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre o estado. O aviso vale para todo o dia.
Segundo a Climatempo, as chuvas ocorrem no Sul após passagem de uma frente fria em alto mar junto com outros sistemas meteorológicos. "Um sistema de alta pressão no mar e um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera colaboram para o transporte do ar frio e úmido para o Rio Grande do Sul".
Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, Litoral Gaúcho
As chuvas devem seguir sobre a região Sul do Brasil nos próximos dias e podem avançar sobre outras regiões do país. "Na sexta-feira, todo o centro-sul gaúcho permanece com o tempo instável, com muita nebulosidade e previsão de chuva persistente a qualquer hora do dia que por vezes podem ser fortes", diz a Climatempo.
Nas demais áreas da região Sul, a quinta e sexta-feira (26) podem ser de sol em alguns períodos do dia, mas pancadas de chuva isolados com raios não estão descartadas em áreas de Santa Catarina e Paraná. No sábado, há risco de temporais nos três estados com a intensificação dos sistemas meteorológicos.
O modelo Cosmo do Inmet aponta que nos próximos dias as chuvas no Sul podem chegar até a alguns pontos do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas de forma bastante isolada e com baixos volumes, principalmente em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Enquanto isso, diversas áreas mais centrais e do Leste do país devem ter condição mais seca.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (26/04 a 28/04) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Nos próximos sete dias, segundo o mapa de precipitação acumulada do Inmet, os maiores acumulados em todo o país devem ocorrer mais sobre a região Sul do país, em áreas do Norte e isoladamente na faixa Nordeste. Na região central do Brasil, apenas o estado de Mato Grosso deve ter volumes expressivos no período.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o produtor Ildefonso Ausec, de Doutor Camargo (PR), disse que as regiões Oeste e Noroeste do Paraná enfrentava altas temperaturas e baixos volumes de chuva. Com isso, perdas já começam a ser vistas em lavouras de milho safrinha. A soja da safra 2018/19 já havia enfrentado condição adversa.
A previsão de chuvas nos próximos dias deve amenizar a preocupação dos produtores paranaenses. "Novas rodadas de chuvas são concentradas para o Sul brasileiro, todo o Paraguai e norte argentino, nestes próximos 5 dias. Os totais pluviométricos acumulam entre 20-50 mm para tais áreas", destacou em relatório a ARC Mercosul.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:
Fonte: Inmet
Nas últimas 24 horas, as chuvas mais volumosas pelo país ocorreram em diversos pontos isolados, mas no Centro-Sul. Os cinco maiores volumes foram registrados em Rio Branco (AC): 72,0 mm, Eirunepé (AM): 65,4 mm, Xerém (RJ): 60,8 mm, Teresópolis (RJ): 56,0 mm e Oiapoque (AP): 52,2 mm.
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Ainda nesta quinta-feira, segundo o Inmet, há alerta de chuvas intensas em áreas do Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 25 até 03 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas também voltam ao Sul.
De 03 de maio até 11 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte das regiões Norte e Nordeste e isoladamente e em menores volumes em alguns pontos mais centrais do Brasil. A região Sul volta a ter tempo firme.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de abril até 11 de maio:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Colheita batata, grupo Igarashi Papanduva, fazenda de Lagoa Vermelha. Envio de Antônio Barabach
Germinação das primeiras sementes de trigo em Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícola da Copacol David Clemente.
Germinação das primeiras sementes de trigo em Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícola da Copacol David Clemente.
Trigo mourisco em Condor (RS). Envio de Andervan Amaral
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
UE alerta sobre "duro golpe" de Trump em esforços de combate às mudanças climáticas
Previsão indica altas temperaturas e chuva em algumas cidades do MS
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Episódio de ZCAS traz chuvas para o Centro-Oeste, Sudeste e áreas do Matopiba, segundo o Inmet
Ar polar extremo gela Estados Unidos e Canadá; milhões afetados no centro dos EUA
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (7) para todo o Brasil