Tempo: Urupema (SC) tem geada, mas temperaturas no Sul voltam a subir a partir desta 4ª; chuvas seguem no Centro-Norte
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (10) - Fonte: Inmet
As temperaturas na região Sul do Brasil caíram nos últimos dias com a passagem do ar polar, que também avançou sobre alguns locais do Centro-Oeste de forma menos intensa. Urupema (SC) teve registro de geada com uma das primeiras temperaturas negativas do país, mas o tempo começa a esquentar.
O estado de Santa Catarina teve o primeiro registro de temperaturas negativas entre segunda (08) e terça-feira (09). A cidade de Urupema registrou -0,2°C durante a madrugada de terça-feira com registro de geada, segundo imagens de moradores, mas outras cidades da região Sul tiveram temperaturas baixas.
Até o momento, não há informações de danos em lavouras com as geadas na cidade.
De acordo com dados do Ciram, órgão de previsão do tempo do governo do estado de Santa Catarina, até às 7h de terça-feira, outras cidades tiveram baixas temperaturas no estado, mas positivas. Urubici (SC) registrou 0,4°C, São Joaquim (SC): 3,7°C, Bom Jardim da Serra (SC): 5,0°C e Bom Retiro (SC): 6,2°C.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (10/04 a 13/04) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também registrou em suas estações meteorológicas baixas temperaturas sobre a região Sul do país, mas sem registro de dados negativos. As três menores mínimas em todo o país ontem foram em São Joaquim (SC): 4,5°C, Bom Jardim da Serra (SC): 4,7°C e Vacaria (RS): 7,7°C.
O frio também avançou por outras regiões do país, mas de forma menos intensa do que sobre o Sul. Áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo também sentiram as baixas temperaturas nos últimos dias, mas assim como no Sul o ar frio começa a enfraquecer a partir desta quarta-feira e pode voltar a chover.
"O estado de Mato Grosso do Sul fica sob a influência de ar seco nesta quarta-feira. Isto dificulta a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva em todo o estado. A semana segue com muito sol e calor, principalmente no período da tarde", destacou a Climatempo.
O modelo Cosmo aponta que a região Sul do Brasil ainda pode ter tempo frio nesta quarta-feira, mas com poucas chances de temperaturas negativas. Na quinta-feira, os pontos de ocorrência de frio diminuem ainda mais e se concentram mais ao Leste dos estados do Sul e partes do Sudeste e diminuem gradativamente.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (11/04 a 13/04) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Os mapas de previsão do tempo apontam que as chuvas volumosas nesta quarta-feira ficarão mais concentradas sobre áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins Piauí e Bahia) e pontos do Centro-Oeste. Na maior parte do Centro-Sul do país uma condição mais firme ainda será vista.
"Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, o calor e a alta umidade do ar irão favorecer o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios", destacou a Climatempo. Mesmo com o sol, pontos desses estados podem ter pancadas a qualquer hora do dia.
O Inmet ainda mantém nesta quarta-feira o alerta de acumulado de chuva para áreas de Amazonas, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de tempestade sobre outros pontos do Espírito Santo e Rio de Janeiro e chuvas intensas em Minas Gerais.
De acordo com o mapa de previsão de chuvas do Inmet para os próximos sete dias, altos volumes devem seguir sobre áreas do Centro-Norte do país, com destaque para volumes acima de 150 mm em pontos do Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Nesta nova atualização, o modelo traz chuvas menos volumosas para o Nordeste.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:
Fonte: Inmet
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 10 até 18 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas diminuem em pontos do Nordeste e Sul.
De 18 até 26 de abril, as precipitações voltam a se concentrar mais sobre áreas do Centro-Norte do Brasil, mas áreas do Sudeste e pontos centrais do país passam a ter uma condição mais firme.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 10 de abril até 26 de abril:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil