Tempo: Chuvas retornam ao Sul a partir desta 5ª feira e depois frente fria avança para BR central
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (03) - Fonte: Inmet
Os principais modelos de previsão do tempo apontam o retorno das chuvas para a região Sul do país nos próximos dias. O Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra nebulosidades sobre áreas da região a partir desta quinta-feira (04), enquanto o GFS traz precipitações mais volumosas a partir de sexta-feira (05).
As chuvas retornarão para áreas da região Sul do país após vários dias de condição mais firme e precipitações sendo registradas mais sobre a faixa Centro-Norte do país. As chuvas ocorrem no Sul nos próximos dias com o avanço de uma frente fria, que depois percorre vários estados e chega até áreas mais centrais do país.
As chuvas retornam ao Sul do país pelo Rio Grande do Sul e já na sexta-feira se espalham por toda a região, conforme mostram ambos os modelos. Altos volumes podem ocorrer na faixa Centro-Oeste dos três estados. No entanto, os trabalhos finais de colheita podem ser impactados com a condição e produtores devem ficar atentos.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (04/04 a 06/04) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada para os próximos 3 dias no Brasil:
"Chuvas expressivas voltam ao Sul do Brasil e toda a área sojicultora no Paraguai. A colheita no Rio Grande do Sul avança em ritmo acelerado para o início de abril, entretanto tais precipitações colocarão atrasos nos trabalhos de campo, nestes próximos 5 dias", disse a consultoria ARC Mercosul (AgResource). Por outro lado, o milho será favorecido.
Com o avanço da frente fria ao Sul do país, a Climatempo já alerta a população para a possibilidade de temporais no final da semana. A sexta-feira no Sul pode ser de temporais generalizados, com chuvas e ventos fortes e queda de granizo. No final de semana, a chuva ainda seguirá sobre a maior parte da região.
"A frente fria que vai provocar mudanças no tempo chega forte na quinta-feira. O risco de temporais aumenta bastante no Rio Grande do Sul a partir da tarde, mas também há chance de pancadas de chuva moderadas a fortes em Santa Catarina e no Paraná. As rajadas de vento mais intensas poderão variar entre 60 a 80 km/h", disse a empresa.
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias:
Fonte: Inmet
O mapa de precipitação acumulada do Inmet dos últimos três dias mostra que as chuvas no país no período ficaram mais concentradas sobre a faixa Centro-Norte do país, com destaque para áreas do Norte e Nordeste. No entanto, com a chegada dessa frente fria pelo Sul do Brasil esse cenário deve mudar, pois mais chuvas retornam ao Brasil central nos próximos dias.
"No dia 5, a gente pode ver no modelo chuva intensa, com a frente fria praticamente organizada, passando por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul... E os dois modelos mostram chuvas para a parte central do país, ainda que o Cosmo mostre volumes menores que o GFS", disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.
Na sequência da frente fria, uma massa de ar frio é esperada para a região Sul, especialmente em áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Centro-Sul do Paraná, já no final de semana e geadas não estão descartadas em algumas localidades. "Arrisco a falar que temperatura deva ficar entre 6°C e 10°C. Será uma massa intensa porque ela se formará pelo continente", ressalta Mamedes.
Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, segue pela manhã o alerta de chuvas intensas sobre a maior parte do estado de Mato Grosso do Sul.
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 03 até 11 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas as chuvas voltam em áreas centrais e do Sul.
De 11 até 18 de abril, as precipitações voltam a se concentrar mais sobre áreas do Centro-Norte do Brasil. Várias áreas do país voltam a passar por um período de tempo mais firme, dentre elas pontos do Matopiba e Nordeste, áreas do Centro-Norte, Sudeste e Sul do Brasil, onde caem baixos volumes.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 03 de abril até 19 de abril:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Milho safrinha da Família Orloviks em Barretos (SP). Envio de João Orloviks
Campos em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Campos em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Colheita de soja, Moacir e Maurício Bonfante em Taquaritinga (SP).
Soja nascendo em Macapá (AP). Envio Luiz Weber
Milho DKB 255 fazenda Aldino Dalben, Silvana Dalben, em Santa Lúcia (PR). Envio de Cleiton Lima
Arroz irrigado, 10.000 kg/ha em Pelotas (RS). Envio de Guilherme Levien -
Fim de colheita no Paraná do Grupo Antoniasse. Envio de Romido Antoniasse
Final de colheita no Sítio Santa Rita - Santa Cruz em Chopinzinho (PR). Envio de Cleodi Magiero
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil