Tempo: Instabilidades aumentam sobre áreas de MT e GO nesta 3ª; próximos dias serão de boas chuvas no Centro-Norte
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (26) - Fonte: Inmet
As chuvas nos próximos dias se concentrarão sobre a maior parte da faixa Centro-Norte do país, confirmando as previsões recentes. Nesta terça-feira (26), por exemplo, instabilidades importantes são vistas sobre áreas do Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso e Goiás.
O modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que chuvas fracas podem ocorrer durante o dia em áreas de MT e GO, mas ao longo da semana as precipitações se intensificam e amanhã (27) já podem ocorrer de forma mais intensa e persistente sobre a região.
Produtores do Centro-Oeste do Brasil estão com os trabalhos finais de colheita da soja na safra 2018/19 e essas precipitações podem impactar os trabalhos em determinados momentos do dia. No entanto, beneficiam o desenvolvimento do milho safrinha que teve seu plantio iniciado.
"Acredito que as chuvas não serão persistentes e pode-se ter algumas janelas de sol", disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet. O especialista ainda ressalta que nos próximos dias os modelos de previsão divergem sobre as precipitações, mas elas seguirão mais intensas sobre a faixa Centro-Norte.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/03 a 29/03) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Além disso, algumas áreas que enfrentam problemas de logística, podem voltar a ter problemas com as chuvas. "O escoamento dessas plantações no Centro-Oeste sempre passa sobre o Pará e a gente observa que os dois modelos [GFS e Cosmo] mostra chuvas na BR-163 e para escoar esses grãos pode ter alguma preocupação", disse.
Enquanto o modelo Cosmo aponta volumes um pouco menores para áreas da região Nordeste e também nas áreas do ciclone tropical na Bahia e Espírito Santo, o GFS aponta precipitações mais volumosas nesses pontos. Além disso, o Cosmo também prevê a continuidade das chuvas sobre áreas do Centro-Oeste.
"É preciso dizer que nem sempre os modelos detectam a mesma coisa, já que isso vai depender de quem está os aferindo. Porém, os mapas mostram uma diminuição de chuvas para o sul e a permanência desse clima na parte central", disse Mamedes em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (25).
Veja os mapas do modelo GFS com a previsão de chuvas nos próximos 3 dias em todo o Brasil:
O Inmet, inclusive, emitiu alerta de acumulado de chuva nesta terça-feira e em parte da quinta-feira em áreas de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Pará e Maranhão. "Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", destacou o instituto.
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense, Sudeste Rondonense
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajo, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Metropolitana De Belem, Sul Do Amapa, Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Centro Maranhense
Enquanto a chuva cessa no Centro-Sul, no Centro-Norte do país ela deve seguir pelo menos até final do mês. Na região Norte, muitas áreas de instabilidade seguem se formando e chuvas fortes já foram registradas nos últimos dias. Só não tem chovido em Roraima, segundo a Climatempo.
"A chuva não dá trégua no Pará, especialmente no nordeste do estado, onde tem chovido demais neste mês de março. Nesta segunda-feira, 25, voltou a chover forte sobre a região de Paragominas, onde o Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 80 mm de água em apenas 2 horas", disse a empresa meteorológica.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra altos volumes de chuva em Paragominas (PA).
No mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias é possível ver claramente a divisão das chuvas sobre a faixa Centro-Norte do país. Nesta segunda-feira, os cinco maiores acumulados no país foram registrados em Correntina (BA): 110,8 mm, Jacobina (BA): 89,8 mm, Irece (BA): 89,4 mm, Araguatins (TO): 85,0 mm e Iguatu (CE): 84,2 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias no Brasil:
Fonte: Inmet
Previsão estendida de chuvas para o Brasil
De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 26 até 03 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas com menores volumes em áreas do Matopiba.
De 03 até 11 de abril, as precipitações ainda se concentram sobre áreas do Centro-Norte do Brasil e ficam mais fortes. A maior parte da faixa central, Sul, Sudeste e pontos do Nordeste terão baixos volumes.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 26 de março até 11 de abril:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Colheita de soja em Darcinopolis-Tocantins Enviado Marcílio Fernandes Marangoni
Milho com bom desenvolvimento vegetativo. Faz Jaboticabal - Cel Vivida PR
Chuvas nesta terça-feira (26) em Luís Eduardo Magalhães (BA) - Foto: Jonas Olivi
Chuvas nesta terça-feira (26) em Luís Eduardo Magalhães (BA) - Foto: Jonas Olivi
Chuvas nesta terça-feira (26) em Luís Eduardo Magalhães (BA) - Foto: Jonas Olivi
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana