Tempo: Áreas do Sul e Sudeste em alerta para tempestades nesta 5ª; lavouras alagadas há mais de uma semana no RS
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (17) - Fonte: Inmet
A região Sul do Brasil terá mais um dia de fortes instabilidades e risco de tempestade em áreas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também há previsão de chuva forte em áreas do Sudeste e na divisa com o Centro-Oeste, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Lavouras de soja gaúchas estão alagadas há mais de uma semana.
"O Rio Grande do Sul continua debaixo de muita chuva e a instabilidade também se intensificou sobre Santa Catarina. Uma nova frente fria se aproxima do estado gaúcho e deva avançar pelo litoral da Região Sul nesta quinta-feira", destaca a Climatempo.
Ainda de acordo com a empresa meteorológica, sistemas de baixa pressão atmosférica também estão contribuindo para a formação das nuvens de temporais na região Sul do país. Ao longo do dia, apesar das chuvas previstas, as temperaturas máximas tendem a diminuir.
Informação reportada pelo site G1-Rio Grande do Sul, o número de atingidos com as chuvas no estado chegou a 7.357, com mais de 5 mil pessoas fora de casa. Dezessete municípios registraram danos, conforme levantamento da Defesa Civil.
Leia mais:
» RS já soma R$ 385,9 milhões em prejuízos provocados pelo mau tempo
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (18/01 a 24/01) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Em localidades da região, a chuva fica entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense
Em áreas do Sudeste e divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, a chuva fica entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. É baixo o risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 5ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Serra Da Mantiqueira
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As chuvas nos últimos dias já foram muito volumosas em áreas do Rio Grande do Sul, em algumas cidades as precipitações foram três vezes maiores do que a média histórica. No início da semana, 11 cidades gaúchas decretaram situação de emergência.
Dados levantados pelo Inmet já apontam que altos acumulados caíram nas últimas 24 horas no Sul. Os cinco maiores foram em Bagé (RS): 78,4 mm, Santa Vitória do Palmar (RS): 60,4 mm, Jaguarão (RS): 56,6 mm, Urussanga (SC): 56,4 mm e Dom Pedrito (RS): 49,2 mm.
De acordo com o diretor da IBDAGRO, Guilherme Medeiros, a chuva segue intensa no Oeste do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. "Há lavouras que estão debaixo de água mais de 7 ou 8 dias", afirma. Ele acrescenta que perdas são irreversíveis.
Áreas de soja alagadas em Alegrete (RS) - Foto: Reprodução/Redes sociais
Áreas de soja alagadas em Alegrete (RS) - Foto: Reprodução/Redes sociais
Áreas de soja alagadas em Alegrete (RS) - Foto: Reprodução/Redes sociais
Áreas de soja alagadas em Alegrete (RS) - Foto: Reprodução/Redes sociais
Mais precipitações são previstas para os próximos dias na região Sul. "A chuva vai continuar e os volumes vão aumentar... Os meteorologistas alertam para tempo severo nestes próximos dois dias", noticiou a Climatempo.
Mapas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) apontam que, no período de 17 a 25 de janeiro, as chuvas ficarão concentradas sobre os extremos do país. De 25 de janeiro até 02 de fevereiro, mais chuvas chegam ao Brasil central.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 17 de janeiro até 02 de fevereiro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Soja prejudicada pelo tempo em Toledo (PR). Envio de João Evandro Gheno
Colheita de soja em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Lavoura de soja variedade BMX 55i57 ZEUS do Produtor Mário Klein em Chapada (RS). Envio do Consultor Técnico Juliano Piccolli
Plantio de café em Claraval (MG). Envio de Juliano Borges
Lavoura de Soja em Papanduva (SC). Envio de Letícia Ribas
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil