Tempo: Previsão de chuvas volumosas na BA, mas tendência é de condição mais seca no Matopiba em janeiro
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (28) - Fonte: Inmet
.
A Climatempo destaca que dezembro, normalmente, é marcado por poucas chuvas no Nordeste. No entanto, neste ano, o mês deve terminar com chuva acima da média histórica em quase todas as capitais nordestinas. "Em São Luís, Teresina, Salvador, Fortaleza e em Natal choveu mais que o dobro da média normal", informou.
E 2018 deve terminar com mais chuvas. "Para este domingo, dia 30, tem previsão de pancadas de chuva com raios sobre quase todo o interior da Bahia, do Piauí e do Maranhão. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no litoral do Ceará", reportou a empresa meteorológica.
Quem está em algum lugar do litoral, desde Florianópolis até a região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro, onde fica a cidade de Búzios, vai poder contar com tempo firme. O domingo, 30 de dezembro, o penúltimo dia de 2018, promete ser um repeteco do sábado: muito sol, calor acima dos 30°C na maior parte do dia e céu quase todo azul.
As praias do litoral sul catarinense e do Rio Grande do Sul também terão um domingo quente e com várias horas com sol forte. Mas durante a tarde, com o calor e a passagem de uma frente fria pelo litoral gaúcho, algumas nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva com raios. Não deve chover por muitas horas, mas há risco de chuva forte. Esta frente fria se afasta rapidamente e não vai influenciar o tempo na segunda-feira, 31 de dezembro.
No litoral norte do Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo, a presença de áreas de instabilidade deixam este domingo com muitas nuvens e pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora do dia e vir com raios. Pode chover forte em algumas horas.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (28/12 a 03/01) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Apesar da condição mais úmida neste final de 2018 na região Nordeste, a tendência para o início de 2019 é de um período mais seco na região produtora do Matopiba (Maranhã, Tocantins, Piauí e Bahia). Não significa que não haverá chuvas. Mas os acumulados, no geral, não serão tão volumosos.
De acordo com o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), entre os dias 27 de dezembro e 04 de janeiro, menos chuvas acumuladas serão registradas na maior parte da região Sul do país. Já na primeira quinzena de janeiro, as chuvas retornam ao Sul e diminuem no Matopiba.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 28 de dezembro até 13 de janeiro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
O mapa do Inmet aponta os acumulados para os próximos 7 dias em todo o Brasil, entre 28 de dezembro até 02 de janeiro, e confirmam a tendência apontada pelo mapa do instituto norte-americano. Chuvas mais localizadas no Brasil central e menos no Sul e em áreas do Matopiba.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Lavouras de soja com alto percentual de perdas por Macrophomina Phaseolina e Phytophthora na Região de Naranjal, Paraguai. Envio do Eng. Agr. Cledison Conte
Dia Perfeito para aplicação de fungicida na propriedade de Humberto Totti Netto em Cruzália (SP)
Temporal chegando em Lagoa Vermelha (RS). Envio de Carlos R. Dellavalle Filho
Soja em Paranatinga (MT). Fazenda Aparecida do Norte. Envio de Moacir Kohl Filho
Lavoura de milho em Muitos Capões (RS). Envio de Claudimar Baseggio
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil