Tempo: Verão no Brasil deve começar com chuvas abaixo do normal em áreas do Sul, prevê Inmet
O verão brasileiro deve começar com chuvas abaixo do normal em áreas do Paraná, Santa Catarina e Sul do Mato Grosso do Sul, segundo mapa de previsão probabilística divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Lavouras de soja dessas regiões enfrentam condições preocupantes.
Entre os meses de janeiro e março, período que compreende o verão, a região Sul deve registrar chuvas abaixo do normal em quase toda Santa Catarina e em áreas centrais do Paraná e Rio Grande do Sul. As outras localidades dos estados do Sul devem ter precipitações dentre do normal a acima da normalidade.
Veja o mapa de previsão probabilística para todo o Brasil em janeiro, fevereiro e março:
Fonte: Inmet
No Sudeste, as chuvas ficarão dentro da normalidade a acima na maior parte da região. Já em áreas do Centro-Oeste, as precipitações ficarão acima do normal na maior parte dos estados. No Nordeste, há locais com previsão de condição acima da normalidade, mas também abaixo, assim como na região Norte do país.
Apesar do aumento das instabilidades na região Sul neste final de semana, cidades produtoras do Norte e Noroeste do Paraná, registram danos pontuais em lavouras de soja. Nos últimos dias, os acumulados ficaram abaixo da média em praticamente todo o estado paranaense, segundo levantamento feito pela Reuters.
Veja o mapa de água disponível no solo em todo o Brasil:
Fonte: Climatempo
Em entrevista ao Notícias Agrícolas na terça-feira (11), Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet, disse que um bloqueio atmosférico estava impedindo o avanço de frentes frias no Sul do país. Com isso, a condição de tempo mais seco e quente ainda deve agravar mais a situação das lavouras, uma vez que chuvas fracas são previstas.
"Nós estamos com um período de mais de 20, 30 dias em algumas áreas sem chuvas, desde meados de novembro. Aquele pessoal que plantou aquela soja muito cedo, algumas áreas do Oeste e do Norte do Paraná, por exemplo, a soja já começa a florescer pega uma fase crítica", disse Lazinski. O meteorologista pondera que veranicos ocorrem nesta época do ano, mas este está prolongado.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Soja danificada em Terra Roxa (PR). Envio de Vinícius Zaura
Soja Brasmax Raio em São Vicente do Sul (RS). Envio de Douglas Guarienti
Lavoura com bom desenvolvimento em Caseiros (RS). Envio do proprietário Anderson Vizentin
Soja em excelente condições em Prudentópolis (PR). Envio do técnico em agropecuária Leandro Volianuk
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
2 comentários
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
FABIANO DALL ASTA Canarana - MT
Mas vão dormir. Ha 3 dias atrás falavam em pouca chuva no centro oeste em dezembro , janeiro e até meados de fevereiro. Assim até meu gato faz previsões de clima.
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR
Cadê o El Niño que vocês falavam que iria trazer bastante chuva pro sul? Precisam rever seus modelos de previsão.
Os meteorologistas estão igual a maioria dos consultores de mercado...esquecem o que falaram semana passada...ou seja a papagaiada é geral..
Nem olho mais essas previsões... é mais louco ainda quem faz compromissos contando que o clima vai ser bom..., já faz uns anos que planto minha lavoura com minha própria semente, não planto um palmo de terra arrendada nestes valores absurdos que pagam, procuro fazer o básico em termos de tecnologia... em anos bons não colho 180 sacos por alqueires mas se pego um ano ruim, igual a este, estou equilibrado prá suportar..., aprendi uma coisa, como temos anos bons temos anos ruins e temos que sempre guardar um pouco dos anos bons para poder passar os anos ruins...