Tempo: Chuva diminui no Centro-Sul, mas áreas do Matopiba recebem altos volumes neste início de semana
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (26) - Fonte: Inmet
As instabilidades diminuíram nas últimas horas sobre a faixa Centro-Sul do Brasil depois de vários dias de altos acumulados em diversas regiões produtoras e os temores com o avanço das doenças em lavouras de soja. Por outro lado, há alerta de altos acumulados de chuva nesta segunda-feira (26) em diversas áreas do Matopiba.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são esperados altos acumulados no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) durante todo o dia. Na maior parte do Maranhão, Bahia e Piauí são previstas chuvas entre 20 a 30 milímetros ou até 50 mm/dia. É baixo o risco de danos com a condição.
Já em todo o estado de Tocantins e em partes de Mato Grosso, são previstas precipitações durante esta segunda que ficam entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Nessas áreas, segundo o instituto meteorológico, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com aviso.
Produtores devem estar atentos, pois mais chuvas são esperadas. "A tendência é que a primeira quinzena de dezembro venha ser com chuvas regulares e em bons volumes sobre grande parte do Matopiba. Em especial, sobre as áreas produtoras do Piauí, onde as chuvas ainda estão bastante irregulares", noticiou a Climatempo.
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Centrossul Cearense, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Nordeste Mato-Grossense, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense
Produtores de todo o país estão atentos com as condições climáticas por conta do aumento dos casos de ferrugem asiática, que chegaram mais cedo ao país nesta safra. A situação mais grave, até este momento, é no estado do Paraná. A Emater Paraná instalou 169 coletores e destes, 27 já registram a presença de esporos. O número de coletores deverá chegar a 185.
"O excesso de dias chuvosos está elevando os percentuais de áreas infectadas por doenças, bem como comprometendo o desenvolvimento da planta, já que muitas áreas já apresentam déficit de crescimento e folhas da parte inferior da planta mais amareladas", disse a Climatempo.
Como as chuvas cessaram em áreas do Centro-Sul do país neste início de semana, produtores de soja com lavouras afetadas podem realizar com maior tranquilidade os trabalhos de manejo. "As instabilidades se afastam dessas regiões e deslocando para a faixa litorânea, deixando o tempo estável no interior", informou a empresa meteorológica.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/11 a 29/11) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas lavouras, pois ainda podem ocorrer pancadas de chuva nesta segunda em áreas isoladas no Litoral do Paraná, Nordeste, Leste e Sudeste de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo e na faixa Norte do Mato Grosso do Sul.
De acordo com modelos estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, quase toda a faixa Centro-Norte terá altos volumes entre os dias 26 de novembro e 12 de dezembro. Menores volumes caem sobre o Sul do país.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 26 de novembro até 12 de dezembro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Neste domingo (25), diversas cidades brasileiras do Norte, Sudeste e Centro-Oeste registraram altos acumulados de chuva. Os cinco maiores volumes ocorreram em Tarauacá (AC): 115,8 mm, Epitaciolândia (AC): 112,2 mm, Alto Araguaia (MT): 70,6 mm, Três Marias (MG): 70,6 mm e Itumbiara (GO): 63,8 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Ainda de acordo com o Inmet, nesta segunda-feira, também há alerta de acumulado de chuva no Ceará, Paraíba, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Rio preto em Unaí (MG). Reprodução/Redes Sociais
Lavoura de soja em Ipe (SP). Envio de Ricardo Moraes
Chegado ao fim do plantio da soja da safra 18/19 nas lavouras de Ivo Rusgoski e família em São João do triunfo (PR).
Semeadura da soja em Palmeira das Missões (RS). Envio de Diego Kerber Camara, mestrando em Agronegócios
Plantio de soja agricultura familiar Biodiesel em Neropolis (GO). Envio de Josiel dos Santos - Técnico em Agropecuário.
Lavoura de soja em ótimo desenvolvimento em Laranjal - Paraguay. Envio do Engenheiro Agrônomo Cledison Conte
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana