Tempo: Mais chuvas são previstas para BR central com alerta de tempestades nesta 4ª em GO e DF
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (07) - Fonte: Inmet
As instabilidades seguem atuantes sobre a região central do Brasil neste início de semana. Nesta quarta-feira (07), por exemplo, o dia ainda será de chuvas em diversas áreas da região e alerta de tempestades em Goiás e Distrito Federal, segundo previsão da Climatempo.
De acordo com a empresa meteorológica, vários fatores contribuem para a formação de nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste. A circulação dos ventos em níveis da atmosfera, área de baixa pressão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e frente fria que passa pelo Sudeste.
"O alerta é para temporais e chuva muito volumosa sobre todo o Estado de Goiás e o Distrito Federal. Nessas áreas, o predomínio será de céu nublado e chove a qualquer hora do dia", informa a Climatempo alertando que a condição pode causar transtornos à população.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (08/11 a 10/11) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Já em áreas dos estados de Mato Grosso e Norte de Mato Grosso do Sul, o dia também será de muitas nebulosidades, mas o sol aparece em alguns momentos do dia. "Chove várias vezes no decorrer do dia e há possibilidade de chuva forte", destaca a empresa.
De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os cinco maiores acumulados de chuva na terça-feira (06) foram registrados em Pedra Azul (MG): 78,0 mm, João Pinheiro (MG): 77,0, Alfredo Chaves (ES): 67,8 mm, Unaí (MG): 64,8 mm e Uruçuí (PI): 59,0 mm.
As condições climáticas no Mato Grosso eram favoráveis aos trabalhos de plantio da soja no estado. Nos últimos dias, segundo dados do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia agropecuária), os trabalhos atingiam 50% da área plantada. Já no Paraná, há relatos de interrupções com as chuvas.
Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Para toda a região centro-norte do Brasil as chuvas que estarão ocorrendo ao longo da semana permitirão tanto a elevação dos níveis de umidade do solo quanto à manutenção o que favorece a continuidade, desenvolvimento e finalização do plantio da soja", destacou a Climatempo.
Os próximos dias ainda serão de muita chuva sobre áreas do Centro-Oeste do Brasil. "O alerta vai permanecer para temporais em praticamente toda a Região Centro-Oeste do Brasil pelo menos até sábado (10)", destacou a empresa. Os maiores volumes caem sobre Goiás e Distrito Federal.
Ainda nesta quarta-feira, segundo o Inmet, também há alerta de acumulado de chuva em áreas do litoral do estado de São Paulo.
Lavoura de soja propriedade de Antônio Faiolla e família em Astorga (PR).
Soja na Estância Teixeira em San Alberto- Paraguay. Envio Elson Eduardo Teixeira
Abertura de área, plantio se aproximando no Estado do Pará. Envio Equipe de Agrônomos da AgroMais
Inicio de plantio Sitio Simprão em Palmeira (PR). Envio Família Ornieski
União campo de soja e cidade de Londrina (PR). Envio de Zé Alfredo de Ibiporã
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana