Tempo: Áreas do Centro-Oeste terão dia de chuvas de forte a moderada intensidade
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (06) - Fonte: Inmet
Instabilidades seguem atuando com força sobre áreas centrais do Brasil. Nesta terça-feira (06), localidades da região Centro-Oeste do país devem receber chuvas de fraca a moderada intensidade, com chances de raios, segundo informa a Climatempo.
Em áreas na divisa com o Paraná e triângulo mineiro, o tempo fica mais aberto e com predomínio de sol. Essa condição alivia as preocupações de produtores paranaenses, que têm relatado que as chuvas recentes prejudicaram o avanço do plantio.
"Uma área de baixa pressão no interior do continente ajuda a formar e espalhar nuvens muito carregadas no norte de Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal", noticiou a empresa meteorológica.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (07/11 a 09/11) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Com essa condição meteorológica, nessas localidades, há risco de chuva forte e volumosa durante o dia, principalmente durante a tarde. As rajadas de vento podem alcançar até 70 km/h em algumas localidades da região.
Nos últimos dias, de acordo com Daniel Latorraca Ferreira, superintendente do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia agropecuária), as condições climáticas no estado produtor eram favoráveis os trabalhos da soja no estado, com cerca de 50% da área plantada.
Já no Paraná, as chuvas nos últimos dias têm atrapalhado o avanço dos trabalhos no campo. Na semana passada, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do estado paranaense, os trabalhos no campo do estado estão em cerca de 65% da área. No ano passado, o plantio da oleaginosa estava em 73%.
A tendência é de tempo bastante instável nos próximos dias na região. "Uma convergência de ventos em baixos e médios níveis da atmosfera associado ao calor e alta umidade irão favorecer a formação de grandes núcleos de nuvens pesadas de chuva", informou a Climatempo.
Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
De acordo com dados do Inmet, cidades da faixa central do Brasil registraram altos acumulados ontem (05). Os cinco maiores foram em Ituverava (SP): 116,8 mm, Mantena (MG): 113,4 mm, Gurupi (TO): 91,2 mm, Itumbiara (GO): 73,2 mm, Humaita (AM): 71,0 mm.
Cultivo de feijão preto em plantio direto na palhada de aveia em Rio Branco do sul (PR). Envio de Ivan Guedes
Plantio soja safra 18/19 Fazenda Lagoa Vermelha (Grupo Chrestani) em Chapadão do Sul (MS). Envio Rodrigo Covaleski
Pôr do Sol em Chapeco (SC). Envio de Paulo Pinheiro
Soja, pôr do sol em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Envio de Edson Andreotti (ELTA).
Plantio de soja no sítio Santa Rita em Chopinzinho (PR). Envio de Cleodi Magiero
Lavoura de soja em Correntina (BA). Envio deP Ricardo Vieira Neves
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana