Tempo: Calor e baixa umidade predominam sobre Centro-Oeste do Brasil e chuvas ficam isoladas
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (15) - Fonte: Inmet
O Centro-Oeste do Brasil tem tido apenas chuvas isoladas nos últimos dias. Instabilidades estão mais presentes em algumas áreas, enquanto que em outras a umidade baixa e o calor predominam. Mapas estendidos, no entanto, não mostram precipitações representativas nos próximos dias para a região.
Várias cidades do Centro-Oeste tiveram altas temperaturas ontem (14), a capital Cuiabá (MT), inclusive teve recorde de calor, segundo a Climatempo. Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que as maiores máximas na região durante a terça-feira ficaram em cerca de 40°C.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/08 a 18/08) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Na região, as maiores temperaturas foram registradas em Poxoréu (MT): 39,0°C, Cuiabá (MT) 39,0°C, Aragarças (GO): 39,0°C, Sonora (MS): 38,7°C, Porto Estrela (MT): 38,4°C, Diamantino (MT): 38,3°C, Padre Ricardo Remetter (MT): 38,2°C, Cuiabá (MT): 38,2°C, Goiás (GO): 38,1°C e Cáceres (MT): 38,1°C. Os dados foram levantados pelo Inmet.
Áreas isoladas do Centro-Oeste e até tiveram chuvas nesta terça. "Uma mudança na circulação dos ventos sobre o interior do Brasil levou o ar úmido da região equatorial do Brasil para o oeste de Mato Grosso, Rondônia e Acre. Já estava fazendo muito calor nestas áreas e com o aumento de umidade, as nuvens de chuva puderam se formar", disse a Climatempo.
O calor deve continuar sobre a região nos próximos dias. O Inmet, inclusive, alerta para a baixa umidade em áreas do Nordeste Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Noroeste Goiano. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", informou.
Veja o mapa das áreas com previsão de baixa umidade nesta 4ª feira no Centro-Oeste:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Nordeste Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Noroeste Goiano
Ainda segundo o instituto, as chuvas que caírem nesta quarta-feira (15) pela região serão em forma de pancadas e com trovoadas isoladas no Norte de Goiás. Pancadas isoladas também chegam ao Sul e Oeste de Mato Grosso do Sul. No Centro e Leste Goiano, Distrito Federal, Norte, Nordeste e Oeste de Mato Grosso, as precipitações serão isoladas.
Com a proximidade do plantio da safra de verão, produtores estão cada vez mais atentos ao tempo. Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas escassas sobre a faixa central do país até o final do mês.
Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 15 de agosto até 31 de agosto:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Término da colheita de milho safrinha em Santa Terezinha do Itaipu (PR), na propriedade dos Irmãos Fontana.
Geada em São Pedro do Iguaçú (PR). Envio de Odair José de Oliveira
Grade área de aveia, melhorando as condições físicas, químicas e biológicas do solo em Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícola David Clemente.
Geada em canavial na madrugada do dia 11/08 em Barretos (SP). Envio de João Orloviks Neto.
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
Como será o clima no Brasil em janeiro?
Centro-norte deve ter muita chuva nos próximos 10 dias e dificultar enchimento de grãos
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil