Tempo: Sul do Brasil registra temperatura abaixo de zero na 4ª feira e geadas localizadas; chuvas retornam após frio
Mapa das áreas com previsão de geadas nesta quinta-feira em todo o Brasil - Fonte: Inmet
O frio continua sendo registrado sobre a maior parte da região Sul do Brasil com a atuação de uma forte massa de ar frio de origem polar. As temperaturas chegaram a ficar a abaixo de zero nesta quarta-feira (1º) na cidade de General Carneiro (PR) e o município de São Joaquim (SC) registrou geada.
Segundo a Climatempo, nesta quinta-feira (02), as baixas temperaturas devem continuar próximas de zero na região Sul. "O frio desta quinta-feira ainda será forte o suficiente para a formação de geada ao amanhecer no sul do Rio de Grande do Sul e nas regiões da serra gaúcha e catarinense".
De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), General Carneiro (PR) registrou ontem mínima de -0,1°C. Outras cidades anotaram temperatura próxima de zero. Santana do Livramento (RS) teve 0,3°C, Quarai (RS) anotou 0,7°C, Caçador (SC) registrou 0,7°C e Bagé (RS) 0,8°C.
Veja o mapa com as temperaturas mínimas para até 72 horas (03/08 a 05/08) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O risco de geadas sobre áreas do Sul do Brasil segue pelo menos até o domingo (05), segundo o Inmet. Apesar da condição, o risco de danos em plantações de inverno da região é considerado pequeno. A cidade de São Joaquim (SC) foi uma das que recebeu geada na quarta-feira, de acordo com registro de Mycchel Legnaghi.
A região Sul do país tem sido uma das únicas beneficiadas nas últimas semanas com chuvas, já que neste inverno as precipitações se concentraram sobre as extremidades do país, enquanto a secura tomou conta do Brasil central. Mais precipitações são previstas para os próximos dias.
"Durante a sexta-feira, 3 de agosto, áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se espalham sobre especialmente sobre o Paraná e Santa Catarina... Para o Rio Grande do Sul, só há expectativa de chuva no litoral do estado durante o domingo, 4 de agosto", noticiou a Climatempo.
Segundo a empresa, essas chuvas previstas para o Paraná, em especial sobre as regiões Norte e Noroeste do estado e também no Sul de São Paulo, não conseguirão reverter perdas em decorrência da forte estiagem associada as temperaturas acima da média. No entanto, permitirão que não ocorram novas perdas em lavouras de inverno.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/08 a 05/08) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Mapas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram que as chuvas devem diminuir nos próximas sete dias sobre a região Sul e se concentrarem mais sobre áreas centrais do país. Meteorologistas alertam, no entanto, que previsões de longo prazo ainda precisam de confirmação.
Final da colheita de milho safrinha em Sinop (MT). Envio de Evandro Pellenz
Lavoura de trigo na fazenda Dois Irmãos em Pato Branco (PR). Envio de Renato Luiz Zancanaro
Lavoura de soja em Roraima. Envio do produtor rural Geison Nicaretta
Encerramento da colheita do café em São Pedro da União (MG). Envio de Fernando Barbosa
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
1 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana
Ana Cavaco
No Algarve é só seca e vagas de calor, as temperaturas estão acima do normal para o ano, isso é um absurdo