Tempo: Chuvas fortes podem causar transtornos no RS e em SC até o final da semana; instabilidades seguem sobre o Sul
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (25) - Fonte: Inmet
A região Sul do Brasil segue com tempo bastante chuvoso. Segundo informações da Climatempo, áreas de instabilidade se intensificaram com uma área de alta pressão e devem continuar nas próximas horas, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de transtornos para a população dos dois estados.
"Nesta quarta-feira e também na quinta-feira, 26 de julho, o tempo fica muito instável em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com muitas nuvens e chuva por várias horas consecutivas. A chuva pode causar transtornos na Grande Porto Alegre, mas principalmente na Grande Florianópolis", informa.
O litoral desses dois estados poderá receber chuvas volumosas e prolongadas nas próximas horas. Por outro lado, as precipitações chegam sem forças sobre o Paraná, sem precipitações volumosas. "Há previsão de chuva na faixa sul e leste do estado, incluindo a região de Foz do Iguaçu, Lapa, a Grande Curitiba e o litoral paranaense".
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (26/07 a 28/07) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Além das chuvas, os estados da região também devem registrar baixa sensação térmica pelo menos até o final da semana por conta do tempo chuvoso e da falta de sol. Com essa condição mais chuvosa e de nebulosidade, produtores da região já estão preocupados com lavouras da safra de inverno, que podem ter o desenvolvimento prejudicado sem sol.
Até o final da semana, o tempo deve continuar chuvoso sobre o Sul do país, mas já no final de semana instabilidades retornam à região. "No sábado, 28, ocorre a organização de uma frente fria (frontogênese) com um ciclone extratropical. Os três estados podem ter eventos de chuva forte e de ventania", afirma a Climatempo.
Por outro lado, a região central do país permanecerá seca nos próximos dias, segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e atingida pela amplitude térmica, que é a variação muito grande entre a máxima e a mínima ao longo da semana.
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Em uma previsão mais estendida, a condição chuvosa se mantém para o Sul do país. Contudo, de 31 de julho a 8 de agosto, as precipitações também podem se deslocar para o Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Algodão na Fazenda Bom Jardim em Montividiu (GO). Envio de Rafaela De Napoli
Colheita de algodão fazenda JK Masutti em Comodoro (MT). Envio do Agrônomo Laydson Mene
Trigo na região de Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng Agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho - Deagro
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana