Tempo: Alerta de muita chuva para o Sul e Sudoeste da Bahia nesta 2ª feira; nova frente fria chega ao Centro-Sul nesta semana
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a previsão de muita de chuva durante esta segunda-feira (28) em áreas do Sul e Sudoeste baiano com a passagem de frente fria sobre o estado. As precipitações devem variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm no dia.
Apesar do perigo potencial de ocorrência dos altos acumulados nessas localidades da Bahia, segundo o órgão, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O aviso do Instituto começou na manhã de domingo (27) e vale para até às 23h59 de hoje.
Veja o mapa das áreas com previsão de alto acumulado nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Dados do Inmet mostram chuvas, ainda em baixos volumes, em diversas cidades baianas nas últimas horas. No domingo, os três maiores volumes foram registrados em Canavieiras (BA) com 29,8 mm, Porto Seguro (BA) que registrou 25,2 mm e Ilhéus (BA) com 24,2 mm.
Segundo a Climatempo, as chuvas devem avançar para outras localidades do estado nos próximos dias. A passagem de frentes frias por alto-mar e nos níveis médios e altos da atmosfera estimulam a circulação marítima sobre o litoral e favorecem as instabilidades sobre a região.
"O modelo americano GFS indica volumes de até 70 milímetros para os próximos dias, mas a experiência dos meteorologistas mostra que, sob estas condições, podem ser acumulados mais de 100 milímetros ao longo dos próximos 2 a 3 dias", disse.
Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 60 horas (29/05 a 30/05) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, uma frente fria chega ao Centro-Sul a partir desta quarta-feira (30), mas apenas áreas do Sul terão bons volumes inicialmente. Precipitações também podem ocorrer em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
"A princípio, os volumes previstos são bons, principalmente no Centro-Sul do Rio Grande do Sul, e à medida que o sistema avança, esses volumes devem se concentrar mais no Centro-Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nas outras áreas da região, a expectativa é de volumes menores", explica Morgana.
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Desenvolvimento inicial da cultura do trigo Tbio Toruk em Pérola d'Oeste (PR). Envio do Técnico Agrícola Lucinei Cagol
Lavoura de café na fazenda Barro Preto em Ibiá (MG). Envio de Júlio Paiva
Após 45 dias praticamente sem chuvas, frio e vento destroem lavouras de milho em Japurá (PR). Envio de Roberto Pasian
Milho Safrinha em Terra Roxa (PR). Envio de Maico Hoffmann e Ricardo Motter
Novos híbridos de milheto em Itiquira (MT)
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana