Tempo: Geadas fortes são previstas no Sul nos próximos dias com chegada de nova massa de ar frio
Mapa de risco de geada nesta 4ª feira na região Sul - Fonte: Climatempo
O frio deve continuar acentuado no Sul do Brasil com a chegada de uma nova massa de ar frio, de origem polar, a partir desta quarta-feira (23). Com a condição, as temperaturas devem cair ainda mais na região e cresce também o risco de geadas de forte intensidade, segundo a Climatempo.
"O centro (região de frio mais intenso) da nova massa de ar frio polar vai passar sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai nos próximos dias e com mais força do que a massa polar do fim de semana passado", disse a empresa meteorológica. Áreas elevadas devem ter temperatura negativa.
A Climatempo estima que o frio seguirá intenso sobre a região Sul nas próximas 48 horas. "Há risco de geada nesta quarta-feira e na quinta-feira, 24, em quase todo o interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no sul do Paraná. A geada prevista para 24 de maio, quinta-feira deve ser mais forte e ampla do que a do dia 23", alerta.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (23/05 a 26/05) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Essa condição de mais frio reascende a preocupação dos produtores na região. Além disso, mapas apontam falta de chuvas volumosas nos próximos dias na maior parte do país. Lavouras de milho safrinha tiveram baixos volumes nas últimas semanas e o café também sente os reflexos do tempo seco em regiões produtoras.
"O padrão de seca estabelecida sobre a principal região produtora da América do Sul é reafirmado nas leituras climáticas de hoje. Apesar das previsões continuarem trazendo pequenos traços de chuvas sobre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a ARC alerta que tais índices pluviométricos de 2-7mm serão dificilmente confirmados, nestes próximos 5 dias", disse em relatório a consultoria AgResource.
As temperaturas mínimas subiram pelo país ontem (22) depois de mínimas abaixo de 0°C na segunda-feira (21) em várias localidades do Sul e Sudeste do país. No início da semana, geadas atingiram, ainda que isoladamente, plantações de café, milho, feijão e laranja. Os prejuízos ainda são quantificados.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), das cinco menores temperaturas registradas em todo o país na terça-feira, quatro estão no Sul. São elas: Caçador (SC): 0,2°C, General Carneiro (PR): 0,3°C, São Mateus do Sul (PR): 0,4°C, Major Vieira (SC): 0,8°C e Monte Verde (MG): 0,9°C.
De acordo com informação do site argentino Agrovoz, geadas atingiram a província de Córdoba nesta terça pela segunda vez no ano. Os dados da rede de estações meteorológicas da Bolsa de Cereais de Córdoba indicaram que a condição ocorreu em cinco localidades: Unión, Juárez Celman, General Roca e Río Cuarto.
Leia mais:
» Argentina: província de Córdoba recebeu geadas nesta terça (22)
O frio já mostra as caras em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Scherer
Milho safrinha em São João do Ivaí (PR)
Ventos fortes destroem lavouras de milho em São João do Ivaí (PR)
Milho safrinha em São João do Ivaí (PR)
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana