Tempo: Risco de geadas continua com frio no Centro-Sul do Brasil, mas temperaturas começam a subir
O frio tomou conta do Centro-Sul do Brasil nos últimos dias e a condição deve durar pelo menos até o início da próxima semana, segundo mostra o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Ainda assim, as temperaturas começam a subir. A atuação de uma área de alta pressão favorece as baixas temperaturas sobre a maior parte do país e o risco de geadas continua, principalmente sobre a região Sul.
Nesta segunda-feira (21), várias cidades do Sul e Sudeste registraram temperaturas abaixo de 0°C, segundo dados do Inmet. São elas: General Carneiro (PR): -2,0°C, Monte Verde (MG): -1,6°C, São Mateus do Sul (PR): -0,7°C, Campos do Jordão (SP): -0,4°C, Caçador (SC): -0,4°C, Maria da Fé (MG): -0,3°C, Major Vieira (SC): 0,2°C, Caldas (MG): 0,5°C e Inácio Martins (PR): 0,6°C.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 174 horas (22/05 a 29/05) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo a Climatempo essa massa de dar polar já pode ser considerada a mais intensa do ano de 2018 e o resfriamento ontem chegou a ser muito mais acentuado do que no domingo (20), quando várias localidades também tinham previsão de geadas. "Para esta terça-feira (22), há possibilidade de geada na Mantiqueira novamente e regiões com altitude em torno de 1000 metros, ou mais", noticiou.
O frio continua sobre o Centro-Sul nos próximos dias, segundo mostra o modelo do Inmet e também a Climatempo. "A tendência nos próximos dias é de que a temperatura vá subindo devagar, mas as noites e o começo da manhã ainda serão frios. A temperatura não fica tão baixa como nesta segunda-feira, mas muitas áreas do Sudeste vão registrar marcas em torno dos 10°C até o fim da semana", explicou a empresa meteorológica.
Veja o mapa de risco de geada nesta 3ª feira em todo o Brasil:
Na madrugada de domingo para segunda, fotos postadas em redes sociais e enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas mostram que as geadas, nos locais em que ocorreu, causaram perdas pontuais no café, laranja e milho. As perdas, no entanto, ainda estão sendo contabilizadas. Dúvidas com a safra continuam uma vez que o frio deve continuar nesses primeiros dias da semana.
Os mapas do tempo também já apontam outra preocupação. Não há previsão de chuva volumosa na maior parte do Centro-Sul do país, inclusive com baixa umidade em diversas localidades. Lavouras de milho safrinha tiveram baixos volumes nas últimas semanas e o potencial produtivo da safra está comprometido, o café também já sentia os reflexos do tempo seco em regiões produtoras.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Frente fria chegando em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Ventos destroem lavouras de milho em São João do Ivaí (PR)
Café Catuaí amarelo 144 no Sítio Caratinga em São João do Manhuaçu (MG). Envio de Jader junior
Lavoura de Milho afetada pelo vento em Guaíra (PR). Envio de Iago Groff
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana