Tempo: Semana começa com muito frio sobre o Centro-Sul do Brasil, mas geadas são pontuais
Conforme previsto nos últimos dias, uma forte onda de frio tomou conta da região Centro-Sul do Brasil a partir da semana passada, mas com mínimas representativas na madrugada desta segunda-feira (21). Apesar das preocupações com geadas, os relatos iniciais de produtores consultados pelo Notícias Agrícolas são de perdas pontuais. O frio segue sobre o país neste início de semana.
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que as dez menores temperaturas do Brasil ontem (20) foram registradas na região Sul, são elas: São Joaquim (SC): 2,1°C, São Mateus do Sul (PR): 2,4°C, Irati (PR): 2,8°C, São José dos Ausentes (RS): 3,0°C, Inácio Martins (PR): 3,1°C, Cruz Alta (RS): 3,2°C, Ventania (PR): 3,4°C, Santo Augusto (RS): 3,9°C, General Carneiro (PR): 4,5°C e Bom Jesus (RS): 4,6°C.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 45 horas (21/05 a 23/05) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Fotos postadas em redes sociais e enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas mostram que as geadas, nos locais em que ocorreu, causaram perdas pontuais no café. Ainda não há informação de danos em plantações de milho, cana-de-açúcar, sorgo, feijão e girassol. Ainda assim, algumas dúvidas com a safra continuam uma vez que o frio deve continuar nesses primeiros dias da semana.
"A produção de milho deve ser bastante impactada pelo clima neste ano, mesmo com a volta da chuva. A perspectiva é que a quebra de milho, em relação à safra passada, seja bastante significativa variando de 5 a 30%, dependendo da região a ser monitorada", disse a Climatempo. Nos últimos dias, chuvas e ventos fortes atingiram lavouras do cereal no Sul e já causaram perdas. Antes, as plantações apresentavam déficit hídrico.
Em entrevista nesta manhã, Osmar Pereira Jr., presidente do Sindicato Rural de Patrocínio (MG), explicou que uma geada de média intensidade foi registrada na região na madrugada desta segunda-feira (21). Outras cidades do Cerrado de Minas Gerais também foram atingidas. No entanto, segundo o representante da entidade, os prejuízos serão avaliados nos próximos dias.
Veja mais:
» Café: Ocorrência de geada ocasiona perdas nos cafezais em Patrocínio (MG)
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia adiantado na última quarta-feira (16), que, a partir da sexta-feira (18), uma nova frente fria deveria provocar chuvas no Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, acompanhada de um declínio significativo de temperaturas, que não se restringem ao Sul. A meteorologista, inclusive, alertou para a possibilidade de geadas.
Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nas últimas 24 horas:
Fonte: Inmet
Chuva se aproximando na Fazenda Figueira, em Jóia (RS)
Sol nascendo em Sulina (PR). Envio Cristiano Willenborg
Café em Campestre (MG). Envio de Rogério Nery, da Coffee Trader Lucaffé Brazil
Plantio de aveia na Agropecuária Jacomina, em Passo Novo, Cruz Alta (RS)
Lavoura de Milho afetada pelo vento em Guaíra (PR). Envio de Iago Groff
Milho safrinha em São João do Ivaí (PR)
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil