Tempo: 1ª massa de ar frio de 2018 derruba temperatura no Sul e em áreas do Centro-Oeste e Norte
As temperaturas caem acentuadamente no na região Sul e em áreas do Centro-Oeste e Norte do país nos próximos dias com a chegada da primeira massa de ar frio de 2018 no último domingo (25), segundo informa o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Também são esperadas fortes chuvas nessas áreas.
"Uma intensa massa de ar frio, atuará sobre a Região Sul, partes do Centro-Oeste e até mesmo da Região Norte do Brasil, onde o fenômeno é conhecido como Friagem. As temperaturas sofrerão declínio acentuado, especialmente na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, sudeste e sudoeste de Rondônia e no Acre", disse o Inmet.
Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (25/03 a 28/03) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
O Inmet alerta ainda para a previsão de fortes chuvas nessas áreas e perigo potencial com a queda de temperatura no Sul do país. Produtores da região devem estar atentos às previsões específicas de suas lavouras, pois geadas não estão descartadas, segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.
O Inmet informa ainda que, apesar da queda acentuada de temperatura, o predomínio do ar frio nestas áreas terá curta duração e, já a partir da terça-feira (27), a tendência é de que as temperaturas entrem em gradativa elevação.
Veja o mapa das áreas com previsão de declínio de temperatura nesta 2ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense
Veja o mapa das áreas com previsão de declínio de temperatura nesta 2ª:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho
Chuvas intensas já atingiram o Matopiba e região Centro-Oeste do Brasil no fim da semana passada, inclusive paralisando os trabalhos de colheita e semeadura da 2ª safra em importantes regiões produtora. As precipitações, ao que tudo indica, ainda devem continuar, segundo a Climatempo. A umidade do solo já está alta na maior parte do país.
"A previsão é de chuvas regulares e abrangentes em todo o Estado do Mato Grosso. Entre domingo (25) e terça-feira (27), poderá ser observado um período de chuva sem interrupções, o que pode complicar a finalização da colheita da soja, que já entra na reta final nos municípios mato-grossenses", noticiou a empresa meteorológica.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas 26/03 a 28/03) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Chuva de 48mm em Ipameri (GO). Envio de Sônia Bonato
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana