Tempo: Semana começa com alerta de muitas chuvas em áreas produtoras do Matopiba e MG
A semana começa com previsão de altos acumulados e chuvas intensas em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e, mais uma vez, a colheita da safra de grãos pode ter problemas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que nesta segunda-feira (12) deve chover intensamente sobre o Sul do Maranhão.
O instituto também prevê durante o dia muita chuva sobre o Centro-Sul do Piauí e quase todo o estado da Bahia. A faixa Centro-Norte de Minas Gerais também deve receber precipitações nesta segunda. Em todos esses estados são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e de até 50 milímetros por dia.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (12/03 a 14/03) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
No Maranhão, as chuvas devem chegar acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h). Ainda assim, em todas as áreas, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas são baixas, segundo alerta o Inmet. O aviso vale para até o fim da manhã.
Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Sao Francisco Pernambucano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano
Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Norte Mineiro, Noroeste Mineiro
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 2ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Leste Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense
A Climatempo destaca que as chuvas desta segunda chegaram com o avanço de uma nova frente fria na região central do Brasil. Na terça e quarta-feira, o tempo volta a abrir. "A tendência é que toda a segunda quinzena de março tenha chuvas mais generalizadas e em bons volumes em toda metade sul da América do Sul, o que irá favorecer o desenvolvimento das lavouras de soja, milho, café, cana-de-açúcar e pastagens", informa.
Leia mais:
» Chuva pode prejudicar trabalhos de campo em grande parte do BR
A região Centro-Norte já recebeu bastante chuvas nos últimos dias. Essa previsão de mais precipitações renova as preocupações dos produtores com a colheita da safra de verão. Precipitações neste momento atrapalham o avanço dos trabalhos e favorecem o aumento da umidade dos grãos colhidos. A Climatempo, no entanto, diz acreditar apenas em paralizações pontuais.
Também deve chover bastante nesta segunda em áreas do Centro-Oeste, principalmente sobre o estado de Mato Grosso, segundo mostra a mais recente atualização do modelo Cosmo do Inmet.
Na semana passada, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia informado que as chuvas significativas permaneceriam sobre o Centro-Norte do país com volumes significativos até o início desta semana com um fenômeno caracterizado com invernada. O Sul do país segue sem precipitações significativas.
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real
0 comentário
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Chuva retorna ao Matopiba com até 100mm em algumas regiões durante a semana