Serviço dos EUA prevê 55% de chances de La Niña perder força até maio

Publicado em 08/03/2018 13:44

LOGO REUTERS

(Reuters) - O atual fenômeno La Niña deverá dar lugar a uma condição de neutralidade climática entre março e maio deste ano, anunciou um órgão meteorológico do governo dos Estados Unidos nesta quinta-feira, em um desenvolvimento que deve levar as temperaturas das águas equatoriais do Oceano Pacífico, os padrões de chuvas e os ventos mundo afora para níveis próximos da média.

Essa condição neutra, sem La Niña e sem El Niño, deverá durar durante todo o segundo semestre de 2018, disse o Centro de Previsão Climática (CPC), do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.

A previsão mensal do CPC revelou a chance de condições neutras em cerca de 55 por cento durante o período de março a maio. A projeção manteve-se inalterada em relação ao mês passado, quando a agência afirmou que o ciclo meteorológico de La Niña provavelmente entraria em condições mais neutras até a primavera (no Hemisfério Norte).

O La Niña é caracterizado por temperaturas excepcionalmente frias nas águas superficiais do Oceano Pacífico equatorial e está associada a inundações e secas.

O La Niña surgiu em 2016 pela primeira vez desde 2012, antes de desaparecer no início de 2017.

Normalmente menos prejudicial do que El Niño, o La Niña tende a ocorrer imprevisivelmente a cada dois a sete anos. Durante um ano de La Niña, as temperaturas do inverno são mais quentes do que o normal no Sudeste dos Estados Unidos e mais frias do que o normal no Noroeste, de acordo com o Serviço Nacional de Oceanos dos EUA.

(Por Vijaykumar Vedala, em Bangalore)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário