Paraguai: seca no Chaco dura cerca de sete meses em alguns casos; gado bovino está sem alimento
No Paraguai, o departamento do Chaco, sobretudo o Chaco Central, enfrenta um grave problema com a seca que assola algumas áreas há quatro a cinco meses, com alguns casos até sete meses sem chuvas consideráveis.
A seca cíclica no Chaco se inicia, normalmente, ao final de junho ou durante o mês de julho e se estende por três a quatro meses, sempre com a esperança de que em outubro ou começo de novembro as primeiras chuvas importantes se façam presentes.
Agora, o mês de novembro está pela metade, mas ainda não foram registradas chuvas importantes. Isso afeta, sobretudo, a água potável nos lugares, já que a água da chuva é colhida para ser tratada com tal finalidade. No campo, o principal problema é o alimento para o gado bovino neste momento. Além da falta de água, as pastagens estão amareladas.
Os governos municipais seguem com a postura de que a seca ainda é possível de ser controlada e que há condições para que as chuvas cheguem logo.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil