Represas abandonadas em 1910 seriam causa da inundação no norte de Buenos Aires, na Argentina
Represas construídas na bacia do Rio Arrecifes, no norte da província de Buenos Aires, Argentina, mas que estão abandonadas desde 1904, agravam a situação das inundações na região, segundo alertaram produtores ao jornal La Nación.
Juan Pablo Rossi, produtor da área, recordou que em 1902 o Estado Naqcional projetou a construção do denominado "Canal do Norte da Província de Buenos Aires", que começou a ser construído em 1904 e foi abandonado em 1910.
"Este canal pretendia, mediante um sistema de portões e fechaduras, converter o Rio Arrecifes e seus afluentes principais em cursos de águas navegáveis, funcionando como o canal do Panamá, mas no norte de Buenos Aires", disse o produtor.
Hoje, segundo Rossi, esses portões abandonados dificultam a circulação normal da água e agravam o transbordamento do rio.
"Depois do abandono em 1910, os portões continuam ali. Somente durante o governo militar alguns deles foram dinamitados parcialmente, deixando nos cursos de água os escombros, ainda sem retirar, que fazem obstáculo para a passagem da água. Não estamos falando de construções pequenas, são paredes de entre 6 a 8 metros de altura e 2 metros de espessura que, em alguns casos, ocupam dois terços do canal do rio e, em alguns casos, a metade do mesmo", indicou.
O produtor detalhou que esses obstáculos, que dificultam a passagem de água, estão divididos por toda a bacia, desde Salto e Pergaminho, passando por Arrecifes até Baradero.
Além dos problemas com as construções abandonadas, as margens dos rios da bacia estão invadidas pela acácia-negra, que também atrapalha o fluxo livre da água.
A bacia do Rio Arrecifes se encontra no norte da província de Buenos Aires e envolve os municípios de San Pedro, Baradero, Arrecifes, Capitán Sarmiento, Pergamino, Salto, Chacabuco, Colón, General Arenales, Junín e Rojas, na província de Buenos Aires. Ocupa também parte dos departamentos de Constitución e General López, em Santa Fe.
Leia também:
Chuvas na zona núcleo da Argentina: ao invés de aliviar seca, inundações retornam
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (15) para todo o Brasil
Informações de NOAA mostram La Niña rápido, com neutralidade no meio do ano e retorno do El Niño no segundo semestre
Metsul: Chuva retorna ao Sul do BR nos próximos dias com alívio para o déficit hídrico
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (14) para todo o Brasil
Começo de mudança no padrão mostra chegada das chuvas no sul do país para os próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (13) para todo o Brasil