MS tem 9 municípios com novo decreto de emergência devido à chuva

Publicado em 09/06/2016 08:10

Mato Grosso do Sul tem nove municípios com novo decreto de emergência por causa dos estragos da chuva desde o início de 2016, segundo a Defesa Civil do estado. Dos 43 que decretaram emergência no início do ano, 13 ainda não renovaram, entre eles Campo Grande.

Conforme a Defesa Civil, estão com novos decretos: Tacuru, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Paranhos, Eldorado, Bela Vista, Japorã e Anaurilândia. Outros 13 não renovaram: Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Sete Quedas, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, JardimDeodápolis, Mundo Novo, Laguna Carapã, Campo Grande e Fátima do Sul.

De acordo com ao Defesa Civil, depois que o município decreta emergência, é feito um levantamento dos estragos para saber se atende os critérios para efetivar o decreto. Quando há um número de municípios, o estado envia a solicitação à União.

Por causa dos estragos causados pelas chuvas em maio, decretaram emergência, recentemente, Japorã, Eldorado, Anaurilândia,Iguatemi.

Ainda têm prazo para renovar 21 municípios: Caracol, Guia Lopes da Laguna, Vicentin, Taquarussu, Batayporã, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Ivinhema, Jataí, Aquidauana, Rio Brilhante, Nioaque, Rio Verde, Anasácio, Rochedo, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Bodoquena, Antônio João, Nova alvorada do Sul e Sidrolândia.
 

Pontes

Com o decreto, reconhecido pelo estado e pela União, o município consegue recursos para investir no reparo dos estragos. De acordo com o Defesa Civil, no dia 9 de março, a União aprovou R$ 20 milhões para serem aplicados na reconstrução de 30 pontes em sete municípios sul-mato-grossenses.

O prazo para a conclusão do projeto e contratação de empresas para realizar as obras, por meio de licitação, é de 180 dias a partir do anúncio federal.

As chuvas início do ano causaram estragos no sul do estado. Em Eldorado, o km 49 da BR-163, foi totalmente interditado na madrugada do dia 12 de dezembro de 2015. Uma cratera se abriu na pista devido às fortes chuvas. Segundo a Polícia Civil, o trecho fica sobre o rio Morumbizinho e desmoronou após a passagem de um veículo de carga.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário