Clima: Semana começa chuvosa e terminará gelada em quase todo o Brasil Central
Um canal de umidade associado a presença de uma frente fria na região Sudeste, mantém o tempo bastante instável e com possibilidades para ocorrência de chuvas a qualquer hora do dia em várias regiões de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e sobre o extremo sul do Mato Grosso e de Goiás, não só nessa segunda-feira, mas também amanhã, terça-feira. Vale ressaltar que chuvas extremamente fortes atingiram a região de Campinas, SP na madrugada de sábado, deixando um rastro de destruição na cidade. Ainda é incerto se houve ou não a formação de um tornado, mas é fato que fortes rajadas de vento causaram muitas destruições numa parte da cidade. Além disso, diversas outras regiões do Estado de São Paulo e também de Minas Gerais e Goiás houve registros de granizo e fortes rajadas de vento. Onde causaram o acamamento de lavouras de milho e perdas em algumas lavouras de cana de açúcar, café e hortaliças, sendo que essa última cultura, na região da grande Campinas.
Além disso, essas chuvas manterão as condições desfavoráveis a realização da colheita do café, cana de açúcar, milho e das hortaliças. Sendo que, somente a partir da quarta-feira o tempo voltará a ficar firme e, portanto, sem previsões para chuvas. E segundo os modelos de previsão, há previsão novamente de chuvas apenas para o início da semana que vem.
Já no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, metade norte de Minas Gerais, Bahia e metade sul do Tocantins, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas não só nessa terça-feira, mas ao longo de toda a semana. Porém, na faixa leste do Pará, norte do Tocantins e sul do Maranhão e do Piauí há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas ao longo dessa segunda-feira. E amanhã, áreas de instabilidade poderão provocar chuvas nas demais regiões do Pará, além de que quarta-feira, além de chuvas no Pará, também poderão vir a ocorrer chuvas na faixa norte do Mato Grosso e de Rondônia, devido a presença de áreas de instabilidade sobre essa região do Brasil.
Mas o grande destaque do final da semana será o frio. Uma massa de ar polar estará avançando sobre o Sul do Brasil a partir de manhã, onde nessa próxima madrugada já poderá ocorrer formação de geadas em regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mas na madrugada de quinta-feira esse sistema ganhará forças e o frio aumenta em toda a região centro-sul do País. Com possibilidades de geadas mais abrangentes sobre o Paraná e com possibilidades de até mesmo ocorrência de neve no dia 10/06 nas regiões das serras gaúchas e catarinenses. E caso venha a se confirmar essa previsão de geadas, que ainda é um pouco incerta, poderá pegar lavouras de milho safrinha do Paraná. Podendo até mesmo atingir algumas lavouras de trigo, cujo estagio fenológico está mais adiantado.
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás