Clima: Semana termina com muita chuva em toda faixa central e norte

Publicado em 11/03/2016 07:24

A semana vai terminando marcada por chuvas regulares e abrangentes em boa parte da faixa central do Brasil. A associação entre áreas de instabilidade com a passagem de frentes frias manteve o tempo fechado e chuvoso durante toda a semana. E essa sexta-feira não será diferente. A frente fria que se encontra na altura do Sudeste ainda manterá o tempo bastante instável sobre Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, faixas leste e nordeste de São Paulo e em boa parte da região do Matopiba e Pará. Essas chuvas irão manter as condições desfavoráveis a realização dos trabalhos agrícolas, mas por outro lado manterá o solo com níveis razoáveis a bom de umidade favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra e as perenes. Somente os Estados da região Sul, Mato Grosso do Sul e metade sul de São Paulo é que terão uma sexta-feira de tempo aberto e sem previsões para chuvas.

E o final de semana será de tempo aberto em quase toda metade sul do Brasil e bem chuvoso sobre a metade norte. Portanto, localidades dos Estados do Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Minas Gerais, Pará e todo o Matopiba terão um final de semana com chuvas, sendo que somente em meados da semana que vem é que esse padrão muda e as chuvas voltam a ficar mais concentradas sobre o Sul do País. Assim, a realização dos trabalhos de campo estarão garantidos na metade sul do Brasil e prejudicados na metade norte. Porém, mesmo com essa ausência temporária e curta das chuvas as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Já no Mato Grosso, Goiás, Matopiba e demais localidades do cerrado brasileiro, as chuvas previstas para esses próximos dias poderão prejudicar o andamento da colheita da soja, finalização do plantio do milho safrinha e demais tratos culturais.  

Alerta Agroclimático - 11 mar 2016

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário