Semana termina com tempo aberto em todo o Brasil e chuvas nos Estados Unidos
A massa de ar polar que está sobre o Centro-Sul do Brasil mantêm as temperaturas mínimas baixas e impede a formação de nuvens de chuvas. Com isso, a sexta-feira será mais um dia de tempo aberto e sem previsões para chuvas em grande parte do Brasil, com exceção apenas para a região litorânea da Bahia, que ainda terá um dia com tempo fechado e chuvoso. E esse padrão atmosférico deverá se manter inalterado ao longo de todo o final de semana, sendo que nessa próxima segunda-feira, uma nova frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul, onde irá provocar chuvas generalizadas sobre todo o Estado e aos poucos esse sistema irá avançar pelos demais Estados da região, onde provocará chuvas generalizadas entre terça a quinta-feira sobre Santa Catarina e Paraná. Essa frente fria também irá atingir o Sudeste, onde provocará chuvas entre quarta a sexta-feira. Devido ao avanço desse sistema pelo Sudeste, não estão descartadas a possibilidade de que venham a ocorrer pancadas de chuvas sobre as regiões produtoras do Centro-oeste. Lembrando que desde a terça-feira já há previsão de chuvas para a metade sul de Mato Grosso do Sul e com o avanço da frente durante a semana a outra parte do Estado também irá receber chuvas ao longo dos dias.
Com o tempo seco durante esses próximos dias, as condições se manterão favoráveis à realização de todos os trabalhos de campo, como colheita, plantio e demais tratos culturais. Contudo, já na semana que vem, com o retorno das chuvas essas atividades serão prejudicadas, podendo gerar atrasos ainda mais significativos no plantio do trigo, afetar a colheita do milho safrinha e consequentemente elevar os percentuais de grãos ardidos e paralisar colheita do café e da cana de açúcar.
Nos Estados Unidos, a semana termina quase igual começou, ou seja, com chuvas em boa parte das regiões produtoras de grãos do meio-oeste e sul do País. Contudo, já a partir de amanhã o tempo abre em grande parte dos Estados Unidos, onde somente a faixa leste é que continuará com previsões para chuvas ao longo do final de semana. E para a semana que vem, há previsões de mais chuvas sobre todas as regiões produtoras, contudo, tais chuvas serão mais pontuais, de menor intensidade e de curta duração. Não há indicativos de possa chover numa mesma região vários dias seguidos, apenas ocorrerão pancadas de chuvas passageiras (no máximo 1 dia). Desse modo, aos poucos as condições meteorológicas irão melhor ao desenvolvimento das lavouras, porém, como ainda há previsão de chuvas, uma ou outra área poderá continuar contabilizando perdas nos índices de produtividade de suas lavouras.
0 comentário
ZCAS promove chuvas entre o Amazonas, Centro-Oeste e Sudeste do país neste final de ano
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil