Clima: Frente fria avança pelo Sudeste e previsão continua para pancadas de chuvas
O avanço de uma frente fria pela região Sudeste já provoca chuvas desde ontem sobre várias localidades do Estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e sobre as regiões sul e triângulo mineiro e a previsão é que essas chuvas se estendam também ao longo dessa sexta-feira e durante todo o final e semana. Contudo, tais chuvas continuarão a vir somente na forma de pancadas, ou seja, não estão sendo previstas aqueles períodos de chuvas continuas durante todo o dia, ou seja, chove, para, chove, para.... Isso poderá atrapalhar o pleno andamento dos trabalhos de campo, mas por outro lado irá beneficiar a elevação dos níveis de umidade do solo, que já estava em queda, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras.
No Mato Grosso e em Goiás também há previsão para pancadas de chuvas ao longo dessa sexta-feira, não serão chuvas generalizadas, apenas pancadas de chuvas isoladas, sendo que a região noroeste e norte serão as que receberam os maiores volumes ao longo do dia. Com isso, as condições continuarão favoráveis tanto a realização da colheita da soja, quanto ao plantio e desenvolvimento do milho safrinha e demais culturas de 2ª safra. Mas vale lembrar que nesse ano, as últimas chuvas deverão ocorrer entre os dias 20 e 25 de abril. Segundo os modelos de previsão a semana que vem também deverá manter o mesmo padrão dessa primeira semana de março, isto é, com chuvas apenas na forma de pancadas.
No Sul, após a passagem de uma frente fria e consequentemente a ocorrência de chuvas um pouco mais generalizadas, a sexta-feira amanhe com algumas áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, onde poderão ocorrer pancadas de chuvas rápidas e de baixa intensidade sobre a região central do Estado. Já no Paraná, as previsões é que chuvas mais generalizadas e em bons volumes venham a ocorrer não só nessa sexta-feira como também ao longo de todo o final e semana e durante a semana que vem. Isso porque novas frentes frias deverão avançar sobre o Sul e Sudeste do Brasil.
Nas regiões oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí e todo o Tocantins, apesar da sexta-feira amanhecer com tempo aberto e temperaturas elevadas, a previsão é que as chuvas retornem à essas regiões já a partir de amanhã, porém será só no começo da semana que vem, que haverá chuvas mais generalizadas e em bons volumes. Isso permitirá melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, podendo causar paralisações momentâneas nos trabalhos de colheita da soja e do milho, mas nada que venha causar perdas nas lavouras.
E esse deverá ser o padrão do tempo ao longo de todo o mês de março no Brasil, isto é, com um período mais chuvoso e outro um pouco mais seco. Mas de certa forma, as condições se manterão favoráveis tanto ao desenvolvimento das lavouras quanto a realização dos trabalhos de campo, como colheita e plantio. Além disso, tais condições meteorológicas também manterão favoráveis para a proliferação de doenças fúngicas.
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás