Retorno das chuvas no Sudeste: Uma frente fria finalmente consegue enfraquecer o bloqueio atmosférico
Por: Aline Cardoso
Poucas chuvas e muito calor predominam em todo o país desde o início de 2015. As chuvas mais significativas ficaram concentradas na região Sul do Brasil devido a um bloqueio atmosférico, que impedia que as frentes frias avançassem pelo território brasileiro. Finalmente este bloqueio será rompido amanhã e uma frente fria vai conseguir avançar pelo Sudeste.
De acordo com a Somar Meteorologia, este sistema contribui para a formação de instabilidades sobre todo o Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. “Há previsão de pancadas de chuva forte e mais abrangentes entre o Vale do Ribeira, litoral paulista e Grande São Paulo”, comenta o meteorologista Celso Oliveira. A chuva vem acompanhada de trovoadas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo.
Na quinta-feira, a atuação desta frente fria sobre o Sudeste ajuda a formar instabilidades sobre São Paulo, sul, oeste e centro de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. E desta vez, as chuvas serão mais abrangentes e mais duradouras. A boa notícia é que vai chover sobre a região do Sistema Cantareira, veja aqui mais informações sobre isto.
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás