Seca: Vitória, Belo Horizonte e Boa Vista são as únicas capitais onde ainda não choveu em 2015
Por: Rafaela Vendramini
O ano começou seco e quente entre Minas Gerais e Espírito Santo. Apesar de chuvas isoladas e de baixos acumulados em outras cidades, as capitais dos dois Estados ainda não registraram chuva em 2015. As estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em Belo Horizonte e em Vitória estão zeradas.
Além dessas duas cidades, Boa Vista também teve um início de 2015 sem nada de chuva. Mas isso é comum para a capital de Roraima, tanto que a média de chuva para janeiro inteiro na cidade é de 37mm. E apesar de ser uma época seca no extremo norte do país, em Boa Vista o mês deve terminar com chuva acima do normal, porque nos próximos 15 dias o acumulado previsto é de 60mm.
Em Vitória, apesar da média de chuva para o mês ser de 140mm, é comum que alguns verões comecem mais secos, por causa da posição geográfica na cidade. A situação deve se agravar ainda mais até o fim de janeiro, porque segundo a Somar Meteorologia, nas próximas duas semanas não vai chover mais do que 20mm na capital capixaba.
Agora Belo Horizonte é a cidade mais crítica e onde a situação é mais anormal. Em janeiro costuma chover cerca de 300mm na capital mineira. Mas 2015 segue o mesmo caminho de 2014. Neste mesmo mês do ano passado, a chuva chegou na cidade depois do dia 18 e agora deve acontecer algo parecido. Além disso, mesmo com o retorno da chuva, o mês terminará com um volume acumulado abaixo do normal.
0 comentário

Chuvas intensas para SP e RJ; seca persiste no norte de MG e BA

Inmet alerta para chuvas intensas sobre o leste de São Paulo, sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (03) para todo o Brasil

Chuvas chegam com mais intensidade em áreas pontuais do Brasil

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (02) para todo o Brasil

Temporal ainda persiste sobre o Rio Grande de Sul e deve avançar por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ao longo da semana