Ganhos da Tyson Foods perdem estimativas com vendas de carne suína e bovina enfraquecidas
Por Tom Polansek e Ananya Mariam Rajesh
(Reuters) - As ações da Tyson Foods caíram 2% nesta segunda-feira, depois que o processador de carne dos Estados Unidos disse que a queda na demanda por carne suína e bovina premium contribuiu para lucros trimestrais abaixo do esperado.
Empresas de alimentos como a Tyson estão lutando contra o aumento dos custos de itens que vão de gado a mão de obra. Eles também estão avaliando quanta demanda pode cair à medida que aumentam os preços para os consumidores.
A fabricante dos cachorros-quentes Ball Park projetou vendas para o ano de 2023 entre US$ 55 bilhões e US$ 57 bilhões, em comparação com a expectativa dos analistas de US$ 53,6 bilhões, segundo dados do IBES da Refinitiv. Sua perspectiva de receita foi "surpreendentemente forte", disseram analistas do JP Morgan em nota.
Os consumidores estão dispostos a pagar por comida para comer em casa, disse o presidente-executivo da Tyson, Donnie King, a repórteres.
Mas os analistas levantaram preocupações de que os preços mais altos levarão cada vez mais os consumidores a comprar carne mais barata, prejudicando os lucros dos processadores. A demanda por cortes premium de carne bovina caiu no trimestre encerrado em 1º de outubro em comparação com os fortes resultados do ano anterior, disse Tyson.
A receita operacional trimestral do negócio de carne bovina da Tyson, seu maior segmento, caiu 67% em relação ao ano anterior, para US$ 375 milhões, enquanto seus preços médios caíram 8,2%. A Tyson pagou mais pelo gado, disse a empresa, já que uma seca no oeste dos Estados Unidos levou os pecuaristas a reduzir seus rebanhos.
"As margens da carne bovina estão se corrigindo rapidamente em meio a um rebanho de gado em declínio", disseram analistas do Goldman Sachs.
Na carne suína, a Tyson registrou um prejuízo operacional de US$ 55 milhões, em comparação com uma receita de US$ 78 milhões no ano passado, com a queda dos volumes de vendas e dos preços. Enquanto isso, os negócios de frango da empresa tiveram lucro trimestral, com o volume de vendas aumentando 1,1% e os preços subindo em média 18,2%.
No próximo ano, "os preços do frango provavelmente cairão bastante e os consumidores continuarão a negociar em baixa", disse o JP Morgan.
A Tyson informou que as vendas trimestrais subiram cerca de 7%, para US$ 13,74 bilhões, superando as estimativas dos analistas de US$ 13,50 bilhões. A empresa registrou margem operacional de 5,6%, ante 14,9% no ano passado. Excluindo itens, o lucro foi de US$ 1,63 por ação, abaixo das estimativas de US$ 1,73.
(Reportagem de Ananya Mariam Rajesh em Bengaluru e Tom Polansek em Chicago; Edição de Shinjini Ganguli, Jonathan Oatis e Lisa Shumaker)
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