CEOs de grandes frigoríficos dos EUA irão testemunhar em audiência no Congresso
Por Kanishka Singh
WASHINGTON (Reuters) – Os CEOs das norte-americanas Cargill, Tyson Foods, JBS e National Beef concordaram em testemunhar em uma audiência no Congresso para discutir os mercados de gado e aumentos de preços para os consumidores, disse o presidente do conselho do Comitê de Agricultura da Câmara dos Deputados dos EUA, David Scott, nesta quarta-feira.
“É muito importante, muito vital e muito urgente que ouçamos as perspectivas dos CEOs dessas empresas e entendamos o motivo de os preços subirem para os consumidores e caírem para os pecuaristas”, disse Scott em comunicado.
“Além deste painel de CEOs, convocaremos um painel de pecuaristas para ouvir o que a consolidação na indústria de carne bovina fez com seus resultados e viabilidade”, acrescentou.
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em janeiro um plano de novas regras para aumentar a concorrência e impedir a “exploração” no setor em meio a preocupações de que um pequeno grupo de frigoríficos fosse capaz de ditar os preços de carne bovina, suína e de aves, aumentando as pressões inflacionárias causadas pelo avanço de custos de mão de obra e transporte, além das restrições de fornecimento relacionadas ao Covid-19.
Em janeiro, o presidente do conselho do subcomitê de política econômica e de consumo da Câmara dos Deputados enviou uma carta às principais empresas de processamento de carne dos EUA, buscando informações sobre o aumento dos preços e lucros.
0 comentário
Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos