COP26: Imac representará a cadeia produtiva da carne de Mato Grosso
O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) participa da 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia. No próximo dia 03 de novembro, o Governo do Estado de Mato Grosso, a Earth Innovation Institute e o Imac apresentarão, durante o evento, o programa Carbono Neutro MT para investidores e representantes da sociedade civil.
O Imac vai divulgar os principais projetos para promoção do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da carne e buscar parcerias com outras entidades, organizações e países.
“A cadeia produtiva da carne está inserida nas discussões para mostrar que é possível produzir com baixas emissões de gases de efeito estufa, conservando a biodiversidade com base no Código Florestal Brasileiro, que é uma das legislações mais exigentes e conservacionistas do mundo. Para isso, vamos apresentar ferramentas de rastreabilidade para verificar se todos os processos produtivos foram realizados em conformidade com a legislação ambiental, civil e trabalhista”, explicou o presidente do Imac, Caio Penido.
Caio Penido apresentará os três principais programas do instituto, que focam na reinserção dos produtores no mercado formal da carne, na rastreabilidade da produção e no apoio às políticas de certificação, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
“O objetivo é aproximar-se das lideranças que entendem a importância do agronegócio para a segurança alimentar e querem ajudar a viabilizar uma produção cada vez mais sustentável. Somos um estado com mais de 60% do território preservado, com mais área florestal do que muitos países e mesmo assim somos um dos maiores produtores de carne do mundo. É preciso reconhecer e valorizar isso”, afirma Caio Penido.
Junto ao Imac, participam da missão o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que também é presidente do conselho deliberativo do Imac, e o procurador federal Erich Masson. “Atuamos como uma espécie de elo entre os interesses públicos e os privados dentro desta cadeia produtiva. Identificando os gargalos e os potenciais para garantir o fornecimento de carne certificada ao mercado consumidor. O mundo precisa de alimento e nós podemos produzir carne de qualidade e sustentável”, explica Caio.
IMAC – O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) é um Serviço Social Autônomo que tem como missão promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing. Em seu conselho deliberativo, estão representantes do Governo do Estado, do setor pecuário e de indústrias frigoríficas.
Criado em 2016, o Instituto busca promover um ambiente produtivo para que a Carne de Mato Grosso seja reconhecida como um alimento sustentável, seguro e de alta qualidade, ampliando ainda mais seu mercado consumidor em todo o mundo.
0 comentário
Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos